sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Felicidade, Conflitos e Bem Viver

Gilberto Jasper
Jornalista/gilbertojasper@gmaillcom
“A felicidade não é a ausência de conflitos, mas é a habilidade para lidar com eles. Uma pessoa feliz não tem o melhor de tudo. Ela torna tudo melhor”. Mais uma frase que poderia ser rotulada de “autoajuda barata/piegas” ou de “filosofia de boteco”, mas resume parte dos artifícios que podemos empregar para minimizar sofrimentos, tristezas e expectativas frustradas.
Não importa o ambiente. Temos estereótipos humanos típicos na família, no trabalho, na sala de espera do dentista. Sempre há os críticos. Aqueles que sempre detectam um defeito. Se ganharem sozinhos R$ 100 milhões na mega sena irão reclamar da necessidade de contratar seguranças para a família. Ou dos parentes e amigos que pedirão um empréstimo. Normal.
Para compensar sempre existem aqueles que estão prontos a ajudar. Este contingente é formado por pessoas que geralmente estão sobrecarregadas de atividades, mas sempre disponíveis para fornecer dicas, doar apoio e apontar sugestões úteis.
No lado oposto temos os eternos consagrados “estou cheio de coisa pra fazer, me desculpe”. São aqueles que, na realidade, fogem de responsabilidades, escondendo-se atrás desta desculpa esfarrapada conhecida por todos os amigos.
O segredo da boa convivência é contar no cotidiano com aqueles que somam, nos ajudam, são do tipo alto astral e veem, em nós, seres humanos dignos de apoio. Aturar chatos, pessimistas, fatalistas e desanimados por vocação faz parte das agruras de nossa jornada terrena. São momentos duros de digerir, mas conviver com os contrários enriquece. Isso, no entanto, no Brasil de 2023, é definitivamente um esporte fora de moda.
  As bolhas brotadas nas redes sociais acirraram o ânimo de pessoas com pontos de vista diversos. Em qualquer ambiente os “kamikases” da opinião proliferam. Estes preferem – sempre! – a ofensa ao argumento, a agressão à ponderação e optam pelo desacato pessoal, desviando-se do real motivo do debate.
Em meus 63 anos recém-completos dia 7, busco aprender todos os dias. Admito que é difícil fugir das sedutoras soluções fáceis e mágicas. Remédios eficientes são trabalhosos. O crescimento humano é resultado de aperfeiçoamento contínuo, insistência sem preconceitos e humildade para conviver com as coisas desagradáveis da vida.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e