dom, 21 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Ópera Gaúcha conta a saga das etnias do Rio Grande do Sul na Expointer

Entre os espetáculos mais aguardados na programação da 41ª Expointer, estava a apresentação do musical Ópera Gaúcha, realizado neste sábado (25) na pista central do Parque Estadual Assis Brasil, em Esteio. Em seu segundo ano consecutivo na feira, o trabalho, com uma hora de duração, mostra o legado da história e a saga do povo gaúcho.

Este ano, a Ópera tem como tema “Nossa Gente, Nossa Força”, destacando a emblemática narrativa dos povos habitantes das terras do sul. O espetáculo conta a história desde os desbravadores e imigrantes, que deram origem ao povo gaúcho e ao Rio Grande do Sul, até a figura do gaúcho. O evento contou com as performances de cavalarianos, bailarinos e elenco trajado com vestimentas típicas de cada etnia. Antes do espetáculo, o público assistiu a uma apresentação musical nativista e uma homenagem ao ex-presidente da Farsul Carlos Sperotto, que faleceu em 2017.

Mesmo com o clima mais frio no início da noite, a Ópera foi prestigiada por centenas de pessoas, entre autoridades, expositores, integrantes da cena cultural e público em geral. Sob direção musical do cantor nativista Elton Saldanha, que também participou do elenco do show, e criação e produção executiva de Marquinhos Kroeff, as novidades em 2018 são a inclusão dos cantores Cesar Oliveira e Rogério Melo, Juliana Spanevello, Marcelo e Leandro Cachoeira, Cristiano Quevedo, Kako Xavier e Debora Freitas.

O ponto alto aconteceu ao término do espetáculo, com show de luzes e o hasteamento de uma bandeira gigante do Estado sob o hino riograndense. O projeto contou também com a performance de boleadeiras com fogo do sapateador Diablo Junior; coreografias executadas pelos bailarinos dos CTG’s Rancho da Saudade e Laço da Querência do Clube do Professor Gaúcho; e participação de cavalos e cavaleiros do Grupo AC Rédeas e dos Cavaleiros da Paz.

A música e dança das etnias formadoras do povo gaúcho teve as coreografias e movimentação de cena a cargo do coreógrafo Emerson Ribeiro. Já o roteiro e direção artística da Ópera Gaúcha são capitaneados pelo diretor Sir da Cunha.

Patrocinam a cobertura do Grupo A Plateia na Expointer 2018:

  • Deltasul, uma rede de lojas dedicada a você
  • Unicred região da campanha
  • Confort Hotel
  • Urcamp – Universidade da Região da Campanha
  • Shopping Siñeriz
  • Verde Plaza Hoteis
  • Amsterland Complexo Turístico Termal
  • Hotel Livramento
  • Sebratel – Provedor de Internet

VIVER É UM APRENDIZADO

_*Gilberto Jasper*_ _*Jornalista/gilberojasper@gmail.com*_ Fazer aniversário é amadurecer. Às vezes rapidamente, noutras com lentidão. Depende da bagagem de cada um. Sou da geração dos anos 60 onde chegar aos 18 anos era o sonho da gurizada. Ser “maior de idade” era ser dono do próprio nariz, fazer carteira de motorista e frequentar ambientes antes proibidos resumia o sonho a ser alcançado.

“Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser…”

  Tchêêê!!! “Se você bate no peito e diz “eu sou gaúcho”, é porque você conhece suas origens. É diferente com pessoas que não têm essas heranças. Não podem bater no peito e dizer “sou gaúcho”. Não, você é riograndense. Nasceu no Rio Grande do Sul. *Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser” …