sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Agroindústrias recebem treinamento sobre manipulação correta de alimentos

No dia 30 de maio , as agroindústrias santanenses receberam um treinamento promovido pelo Serviço de Inspeção Municipal do munícipio em conjunto com o Laboratório de análise de alimentos Drº Pio.

O Coordenado do SIM ( Serviço de Inspeção Municipal), Ariel Duarte Lima abordou o tema Gestão de Risco e explanou sobre a  Lei, Nº14.515 de 29 de Dezembro de 2022, que vem determinar a necessidade de implantação dos Programas de Auto Controle pelas agroindustrias.

Os biólogos Fernanda e Rodrigo do Drº Pio explanaram o assunto referente a Microrganismos Mesófilos no qual, foi tratado que a forma de entrega adequada das amostras pelas empresas deve ser em temperatura controlada/refrigerada assim como foi feita referência  a contagem total de Aeróbios Mesófilos, que é uma análise que não diferencia os tipos de bactéria, sendo usada como uma verificação da qualidade higiênica dos alimentos e sues processos de produção.

Os procedimentos para Controle da Quantificação vêm de encontro com o tema abordado sobre os Programas de Autocontrole que as empresas devem ter juntamente com as Boas Práticas de Fabricação e Controle de todos os processos de produção do estabelecimento desde a chegada da matéria prima , embalagem, armazenamento, acondicionamento, higienização, manipuladores, manipulação dos produtos, entre outros, desta forma podendo minimizar a quantificação destas contaminações.

Após as palestras, o evento elaborou uma mesa redonda com a participação de outros Serviços de Inspeção da cidade de São Gabriel e Rosário do Sul.

Esse evento fez parte de uma Programação Conjunta para celebrar o Dia Mundial da Inocuidade dos Alimentos que será realizará no dia 07 de junho de 2023, e do” Programa Qualidade do Alimento Bom para Todos”. E contou com a participação de manipuladores de alimentos, responsáveis técnicos e proprietários de Agroindústrias de produção de origem animal.

Jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA

Sábado dia 03/05 as 14hs no campo da URCAMP anexo a universidade. Um jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA, Vademaski e Ovelhas Negras, dividirão o campo em uma partida de interação e diversão entre as universidades. Venha participar, traga seu mate e família para assistir e incentivar o esporte entre estudantes. Organização : Diretório Acadêmico do Curso

Resumo de sexta-feira – 02/05/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Presidente do INSS vai responder diretamente a Lula e AGU   O ESTADO DE S. PAULO – Tarifaço afasta investidores dos EUA; Europa é o primeiro destino   FOLHA DE S. PAULO – Sobe para 9% parcela que nega risco de mudanças climática, diz Datafolha   O GLOBO