dom, 21 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Agroindústrias recebem treinamento sobre manipulação correta de alimentos

No dia 30 de maio , as agroindústrias santanenses receberam um treinamento promovido pelo Serviço de Inspeção Municipal do munícipio em conjunto com o Laboratório de análise de alimentos Drº Pio.

O Coordenado do SIM ( Serviço de Inspeção Municipal), Ariel Duarte Lima abordou o tema Gestão de Risco e explanou sobre a  Lei, Nº14.515 de 29 de Dezembro de 2022, que vem determinar a necessidade de implantação dos Programas de Auto Controle pelas agroindustrias.

Os biólogos Fernanda e Rodrigo do Drº Pio explanaram o assunto referente a Microrganismos Mesófilos no qual, foi tratado que a forma de entrega adequada das amostras pelas empresas deve ser em temperatura controlada/refrigerada assim como foi feita referência  a contagem total de Aeróbios Mesófilos, que é uma análise que não diferencia os tipos de bactéria, sendo usada como uma verificação da qualidade higiênica dos alimentos e sues processos de produção.

Os procedimentos para Controle da Quantificação vêm de encontro com o tema abordado sobre os Programas de Autocontrole que as empresas devem ter juntamente com as Boas Práticas de Fabricação e Controle de todos os processos de produção do estabelecimento desde a chegada da matéria prima , embalagem, armazenamento, acondicionamento, higienização, manipuladores, manipulação dos produtos, entre outros, desta forma podendo minimizar a quantificação destas contaminações.

Após as palestras, o evento elaborou uma mesa redonda com a participação de outros Serviços de Inspeção da cidade de São Gabriel e Rosário do Sul.

Esse evento fez parte de uma Programação Conjunta para celebrar o Dia Mundial da Inocuidade dos Alimentos que será realizará no dia 07 de junho de 2023, e do” Programa Qualidade do Alimento Bom para Todos”. E contou com a participação de manipuladores de alimentos, responsáveis técnicos e proprietários de Agroindústrias de produção de origem animal.

VIVER É UM APRENDIZADO

_*Gilberto Jasper*_ _*Jornalista/gilberojasper@gmail.com*_ Fazer aniversário é amadurecer. Às vezes rapidamente, noutras com lentidão. Depende da bagagem de cada um. Sou da geração dos anos 60 onde chegar aos 18 anos era o sonho da gurizada. Ser “maior de idade” era ser dono do próprio nariz, fazer carteira de motorista e frequentar ambientes antes proibidos resumia o sonho a ser alcançado.

“Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser…”

  Tchêêê!!! “Se você bate no peito e diz “eu sou gaúcho”, é porque você conhece suas origens. É diferente com pessoas que não têm essas heranças. Não podem bater no peito e dizer “sou gaúcho”. Não, você é riograndense. Nasceu no Rio Grande do Sul. *Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser” …