sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Deputado afirma que hino do RS não tem nenhum traço de racismo ou discriminação

Deputado Capitão Martin

O deputado estadual Capitão Martin (Republicanos) afirmou que o hino do Rio Grande do Sul não tem nenhum traço de racismo ou discriminação e que refere-se sim, ao contexto em que nossa terra atravessava na época em que foi feito. “A população gaúcha passava por uma guerra contra o governo imperial do Brasil, num momento em que o Rio Grande do Sul era escravizado pelos altos impostos e desmandos da coroa portuguesa”, comentou.

A afirmação se deu após o ínicio de uma discussão sobre o trecho do Hino Rio-Grandense: “povo que não tem virtude acaba por ser escravo”. Para o deputado, essa é uma parte da letra de um dos principais símbolos de nosso Estado e que vem servindo erroneamente de bandeira por grupos mal-intencionados que se consideram os donos da verdade. O parlamentar ainda frisou que, na sua opnião, o tema do racismo não pode ser tratado “tão levianamente” ao ponto de nossos símbolos servirem de instrumento no “arrebanhamento de público para atrair os holofotes da mídia”.

“Assim a política caminha nos últimos anos. Distorções de fatos e destruição de valores. Tudo servindo apenas ao propósito de inflamar a convivência com o mero objetivo de ampliar rupturas e criar discórdia. Não vamos nos calar diante da infâmia que tenta atingir valores de nossa história e que busca impor a distorção da verdade. O sangue farrapo corre em nossas veias e está em nossa identidade. Não vamos ser escravos da esquerda”, finalizou.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e