seg, 28 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Santanense é responsável por apresentar carne brasileira em feira mundial na China

A Gerente Nacional do Programa Carnes Angus Certificada Ana Doralina Menezes está em missão na Ásia na maior feira de agronegócio do mundo
Médica veterinária Ana Doralina Menezes

Divulgar a produção agropecuária do país e assim conquistar novos mercados para o principal setor da nossa economia é a missão de um grupo seleto de empresários brasileiros e profissionais ligados ao setor que, desde o dia 18 de maio, participam de uma das maiores feiras de alimentos do mundo: a SIAL China 2023. O evento, que encerra neste sábado em Shanghai, possui uma importância estratégica para o Brasil, pois se trata da abertura do mercado internacional para os principais produtos do setor primário, entre eles, a carne bovina.
E quem recebeu a missão de apresentar ao mercado asiático e mundial a qualidade e diferenciação da produção da carne brasileira a convite da APEX, CNA, Ministério da Agricultura e Associação Brasileira de Angus foi a médica veterinária santanense Ana Doralina Menezes, Gerente do Programa Nacional Carne Angus Certificada. Em entrevista exclusiva para o Jornal A Plateia, Ana comenta a grandiosidade do evento que possui 215 mil metros de área total com 8 pavilhões e mais de 180 mil profissionais do mundo todo e 5.500 expositores. “Todos os grandes exportadores estão aqui. Na produção de carne, por exemplo: Argentina, Uruguai, Austrália, França, Espanha, Inglaterra, Chile, Paraguai, União Europeia (mostra muito a questão do suíno). Muitos estandes de carne ovina. Então, aqui nós podemos ver uma grande diversidade de proteínas e as suas origens. Pois, o mercado chinês é muito competitivo com uma grande demanda de carne. E o que a gente escuta deles é exatamente isso. Eles querem saber o volume de produção, a origem, a capacidade de exportação. Mesmo o país importando uma quantidade muito expressiva todos os anos, o que nós ouvimos das pessoas que vêm nos visitar no nosso estande do Brasil é que eles (consumidores chineses) têm uma dificuldade muito grande de encontrar o produto, no entanto, a grande maioria dos importadores e fornecedores já ouviram falar da nossa qualidade e conhecem o produto”.
Ana destaca ainda que existe muito interesse dos visitantes sobre os padrões de qualidade de abate e manejo. “Eles querem saber sobre padronização e certificação, diversidade do produto e seus cortes, a origem, são muito preocupados com o SIF (Selo de Inspeção Federal) que nada mais é do que o selo de inspeção de alimentos de origem animal. Então, a gente vê aqui na Feira uma competitividade muito grande, temos ao nosso lado, por exemplo, o estande da carne australiana, argentina, uruguaia, onde todos eles posicionam a raça, e neste sentido a Angus tem um destaque especial, além, é claro, das raças europeias.

Joven denunciado como ausente de su casa en Rivera

Las autoridades policiales solicitan la colaboración de la población en general para ubicar a,  Ecequías Damián Fernández López, uruguayo de 18 años de edad. Según consta en la denuncia policial radicada, el mismo se ausento de su domicilio ubicado en la zona de Villa Sara, el pasado día viernes 25 de julio del corriente año, momento en el cual vestía