seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

13ª Mostra Mundo Árabe encerra com sucesso em apresentação do filme A Palestina Brasileira

Produção gravada em Sant’Ana do Livramento foi apresentada na capital paulista

A próxima segunda-feira (27) será marcada pelo encerramento da 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que acontece em São Paulo. Realizado pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), Sesc, Ministério da Cultura e Centro Cultural Banco do Brasil, com copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o evento contou com a apresentação do filme A Palestina Brasileira, com gravações em Sant’Ana do Livramento. Além da produção, foram apresentadas no evento outras 22 produções – 8 inéditas – que retratam a realidade política, social e cultural de países árabes, bem como filmes brasileiros e latino-americanos com temática relacionada à cultura e à imigração árabe.
Com ingressos a preços populares, os filmes exibidos no CineSesc e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP), além de contarem com parceria com a Aliança Francesa para exibições e eventos, contou com o apoio cultural da Fambras, do Instituto do Sono e da Unifesp, por meio da Cátedra Edward Said e do Proec, além do apoio cultural do Cine Fértil (Argentina), do Consulado Geral da França em São Paulo, da Cinemateca Francesa e do Institut Français.

Para o diretor cultural do Instituto da Cultura Árabe no Brasil, Arthur Jafet, o evento está sendo um sucesso. “Salas um tanto cheias e com a presença de cineastas e professores ligados a temática. Tem tido poucos acentos vazios. Fazemos avaliação positiva, tem suprido as nossas expectativas”, disse. Arthur falou sobre a produção A Palestina Brasileira. “É emocionante e importante o depoimento daqueles que estrelaram, como o do Dr. Antonio Badra. O filme do Omar Barros Filho foi muito especial para nós”, complementou.

Segundo o vice-presidente do Instituto da Cultura Árabe, Gabriel Sayegh, a cada ano a Mostra vai crescendo. “A cada ano as expectativas vão sendo supridas, a mídia feita em cima dela é muito grande. Procuramos trazer a cultura árabe para brasileiros. São filmes geralmente inéditos”, afirmou.

Para o diretor do filme A Palestina Brasileira, a Mostra Mundo Árabe de Cinema alcançou plenamente seu objetivo de apresentar e força, a qualidade e a diversidade do cinema produzido atualmente nos países árabes. “A participação de A Palestina Brasileira no evento, posso dizer que foi um êxito. O público recebeu o filme com entusiasmo. Fiquei muito satisfeito com o resultado, alegria que divido com Antônio Badra, um importante personagem de A Palestina Brasileira, que dialogou com a plateia com a naturalidade de quem tem verdades a dizer”, contou.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem