qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Morre Rita Lee, aos 75 anos

Ela lutava contra um câncer de pulmão desde 2021

Morreu, nesta terça-feira (09), Rita Lee, a rainha do rock brasileiro. A informação foi confirmada em nota oficial pela família da artista.

Nascida em 31 de dezembro de 1947, em São Paulo, Rita Lee Jones foi uma cantora, compositora, romancista e poetisa. Iniciou sua carreira em 1966, com a banda Os Mutantes. Junto com Arnaldo Baptista e Sergio Dias, o grupo foi um dos expoentes do movimento cultural chamado de “Tropicália”. Ao lado de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, lançou o trabalho Tropicália ou Panis et Circenses, considerado o manifesto do grupo.

Já em carreira solo, lançou em 1975 o álbum Fruto Proibido, trabalho que é considerado um dos marcos do rock brasileiro. Ao lado do marido, Roberto de Carvalho, lançou diversos álbuns com sucessos que marcaram a vida dos brasileiros.

Nos últimos anos, Rita Lee dedicou-se a escrever livros infantis, além de uma autobiografia lançada em 2016. Ela estava afastada dos palcos desde 2012 e lutava contra um câncer desde 2021. A rainha do rock deixa três filhos e dois netos. Em mais de 50 anos de carreira, lançou 44 álbuns e vendeu 55 milhões de cópias.

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo