dom, 24 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Campereada Internacional de Livramento retorna com força e tem recorde de público

Após praticamente três anos sem acontecer por consequência dos efeitos da pandemia, a Campereada Internacional de Livramento retornou neste fim de semana com força total. O evento que chegou na sua 38ª edição promovido pela prefeitura e seus parceiros, foi realizado entre os dias 28 de abril e 1º de Maio na Chácara da Prefeitura que ficou completamente lotada tanto nos tradicionais acampamentos quanto na visitação do público em geral.
O evento que leva o título de maior Rodeio Crioulo da Fronteira, contou com uma extensa programação campeira com provas de tiro de laço, redomão de 21 um dias, prova do tambor e com as tradicionais gineteadas que lotaram as arquibancadas. Além disso os bailes e shows musicais na arena de eventos agitaram as noites da campereadas embaladas com grandes nomes da música gaúcha.
Segundo Leonardo Soares, presidente da comissão organizadora do evento, para se ter uma ideia, somente no domingo mais de 11 mil pessoas circularam pelo campereada.

Nomes nas Ruas da Campereada

Durante a programação da campereada também foi realizada uma cerimônia para a colocação de nomes em 10 “ruas” da Chácara da prefeitura em homenagem a pessoas e personalidades que marcaram a história da fronteira. O ponto alto da cerimônia foi a participação do tradicionalista , poeta e radialista Velocinio Silveira, o lenço Branco, que empresta seu nome para a principal rua da campereada.No ato estava presentes os familiares de muitos homenageados já falecidos.

Evento marca os 200 anos de Livramento

A prefeita Ana Tarouco, em entrevista ao Jornal A Plateia e Rádio RCC FM, diz ter ficado muito satisfeita com o resultado do evento que faz parte da programação dos 200 anos do município. “Nós estamos muito felizes com o sucesso deste evento que foi organizado em praticamente 40 dias de empenho e dedicação de todos os envolvidos que demostram que com união tudo é possível. Foi um grande esforço para que no ano em que Livramento completa 200 anos este evento retonasse. Estamos trabalhando bastante neste ano com essa visão para resgatar a cultura e a história, onde estamos escrevendo um livro e fazendo um documentário, contando com diversas parceiras que serão apresentadas nos próximos meses para finalizar essas comemorações” destaca a prefeita.

Casa do Grupo A Plateia

O Grupo A Plateia esteve presente no evento desde o seu primeiro dia, inovando neste ano, com a programação da Rádio RCC FM ao vivo e lives nas redes sociais. A Casa do Grupo A Plateia e a unidade móvel utilizada em eventos como a Expointer em Esteio, também foram utilizadas na cobertura da 38º Campereada Internacional que contou com o apoio da Postos Rosul ,Pilo Modas, PlanAgro – Assessoria Agronômica ,JB Negócios Rurais , Janete Badra Imóveis ,Construtora Bannura ,Sítio da Terra e Mini fazenda , Padaria Ravena , Pulperia Casa de Carnes e Tchenet.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

NÓS, DA ECONOMIA PRATEADA

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected]   A cada dia deparamos com novos termos que, na realidade, servem para designar velhas situações. Uma das expressões da moda é “economia prateada”. Isso significa toda a atividade econômica que gira em torno dos produtos e serviços consumidos por pessoas com 50 anos ou mais, também conhecidos como geração prateada. Em outras palavras, é o mercado

Por Afonso Hamm: Cavaleiros conduzem a Chama Farroupilha de Caxias do Sul a Dom Pedrito e passam por Bagé

O deputado federal Afonso Hamm publicou, neste domingo, em suas redes sociais, um vídeo celebrando a passagem de um grupo de cavaleiros de Dom Pedrito. Os tradicionalistas estão em uma jornada especial, conduzindo a Chama Crioula desde Caxias do Sul até Dom Pedrito, onde a centelha será distribuída para toda a 18ª Região Tradicionalista, entre os dias 29 a 31