sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Prefeitura responde questionamentos do MP-RS sobre abandono da Usina de Asfalto

A denúncia foi feita em fevereiro pelo vereador Aquiles Pires
(Foto: Marcelo Pinto/AP)

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento respondeu, no último dia 16 de março, questionamentos do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul (MP-RS) acerca do estado de abandono da Usina de Asfalto. A situação foi denunciada ao órgão pelo vereador Aquiles Pires (PT), em fevereiro.

Na resposta, o Executivo Municipal diz que “para a surpresa de zero pessoas, em ano pré-eleitoral, em 2023, sete anos depois da aquisição pelo partido do denunciante e de seu completo desuso e abandono, o vereador denuncia o alegado estado de abandono do maquinário, como se tivesse a atual gestão o recebido em perfeitas condições de funcionamento e em execução, alegando também falta de sistema de segurança para preservação do bem público”.

O documento também diz que o maquinário jamais entrou em efetiva execução e que quando iniciou a gestão da prefeita Ana Tarouco (PL), se recebeu uma máquina em estado de corrosão, faltando motores e em total estado de abandono, bem como sem qualquer cobertura desde sua instalação, tratando-se, na essência, de mera sucata pública.

No entanto, documentos obtidos pela Reportagem do Jornal A Plateia mostram, em um levantamento da Secretaria Geral de Governo, as vias asfaltada com o maquinário, ainda no governo do ex-prefeito Glauber Lima (PT).

A resposta também relata uma visita feita por servidores municipais na Usina, os quais informaram as condições de ausência de conservação da Usina de Asfalto. “Comprovando que o desleixo, a falta de segurança, a retirada de peças e demais alegações informadas ocorreram nas gestões passadas, inclusive o llustre Vereador, que já detinha o poder fiscalizatório desde a época, jamais teve essa preocupação quando colocada a máquina em estado de abandono, quiça porque lhe convinha politicamente e para evitar desgaste com seu próprio partido responsável pela aquisição do artefato”, disparou a prefeita Ana Tarouco no documento.

Em 2018, uma denúncia sobre a situação já havia sido feita pelo vereador Dagberto Reis (PT), ao Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul.

Abigeato é pauta de audiência pública da Assembleia Legislativa com apoio da Farsul, na Expointer

Nesta terça-feira (02), às 9h30, no auditório da Farsul, tem audiência pública para discutir a situação e impactos do abigeato no Estado. A audiência integra a agenda de eventos da Assembleia Legislativa RS e também da Federação da Agricultura do RS, na Expointer 2025. Além da direção da Farsul e de produtores rurais, estão convidados para o evento ministério da