seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Bolsa Família: falta de atualização no cadastro impede que famílias recebam benefício

Para atualizar o cadastro, o beneficiário precisa se dirigir à SMAIS ou aos CRAS do Armour ou Prado

O mês de março veio com surpresas para  alguns beneficiários do novo Bolsa Família, que se depararam com a mensagem de suspensão, bloqueio ou até cancelamento do programa do governo federal. Em Sant’Ana do Livramento não foi diferente, pois a falta de atualização cadastral levou ao não recebimento do benefício para mais de 2 .500 famílias, que tiveram seu benefício bloqueado. D e a c o r d o c o m Bento Carrasco, coordenador do  Bolsa Família, muitas famílias não receberão os meses de março, abril e até o mês de maio. “Até o dia 14 de abril, quem fizer a atualização só vai voltar a receber alguma coisa a partir de maio. E quem passar de 14 de abril, só vai re ceb er no mê s de junho”, explicou o coordenador, alertando sobre a lista de averiguações enviada pelo governo federal a fim de evitar fraudes. Para realizar o desbloqueio, os responsáveis devem comparecer à Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (SMAIS) ou nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), para atualizar os dados. “ E s s a at u a l i z aç ão do cadastro acontece a cada dois anos no mínimo, mas quando acontecer alguma mudança na família, falecer alguma pessoa, quando nascer, quando a renda mudar para cima ou para baixo, quando houver uma troca de endereço, ou quando alguma criança trocar de escola, tem que se  fazer a atualização, mesmo que ainda não tenha chegado o prazo de dois anos”, reiterou. Sobre as condicionalidades, Bento esclarece que elas seguem as mesmas, alertando que está aberto o prazo até o dia 30 de junho para as famílias cumprirem a condicionalidade da saúde.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.