qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santana do Livramento recebe palestra sobre comportamento suicida

Imagem ilustrativa.

Alcoolismo, bipolaridade, uso de drogas e ambientes profissionais competitivos e estressantes podem influenciar na decisão de tentar tirar a própria vida

O comportamento suicida tem sido tema de diversos estudos na área médica, apontando resultados importantes para compreender a ação. Os dados mais recentes indicam que apesar dos homens cometerem mais suicídio do que as mulheres, há profissões nas quais o gênero feminino apresenta a mesma estatística ou até taxas superiores em relação ao gênero oposto.

Há também estudos que demonstram que o alcoolismo, o vício em drogas e a bipolaridade, além da depressão, são fatores que contribuem para a vontade de tirar a própria vida. Este é o tema da Caravana AMRIGS, que ocorre na sexta-feira (24/08), às 19h30min, em Santana do Livramento.

– A possível explicação para o crescimento dos índices de comportamento suicida entre as mulheres é o ambiente de trabalho competitivo e estressante. O fato de que as mulheres estão atuando em profissões que historicamente havia predominância de homens também contribui. Essa presença mais relevante numericamente acaba influenciando nas estatísticas – explica o palestrante da Caravana, Rafael Moreno Ferro de Araújo.

Com relação ao alcoolismo, a bebida deixa a pessoa com juízo crítico reduzido, contribuindo para a tomada de decisões ou para um comportamento que não teria, caso estivesse sóbria. Araújo destaca que, por trás do vício, existe um trauma ou uma decepção, fatores que podem agravar a depressão.
Quanto à bipolaridade, o palestrante destaca a importância da correta identificação e tratamento da doença para garantir o bem-estar do paciente.

– É comum confundir os sintomas da patologia com a depressão e, quando tratada com antidepressivos, pode gerar o efeito contrário, influenciando no suicídio – complementa Rafael Araújo.

A Caravana AMRIGS será realizada na Unimed Região da Fronteira (Avenida Vinte e Quatro de Maio). A entrada é gratuita para profissionais da saúde e comunidade em geral. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (55) 3242 9800.

Imagem ilustrativa.

Por: Lauren Trindade/[email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con