sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Protestos no Liberato revelam denúncia de assédios por professores a alunos

Casos foram revelados por duas alunas, durante a manifestação pública
Foto: Matias Moura/AP
Foto: Matias Moura/AP

Uma denúncia de assédio de professores à alunas veio à tona no Instituto Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha, na manhã desta segunda-feira (27). O tema foi abordado pelas jovens, durante manifestação em protesto contra o racismo, ocorrido na escola.

Durante a manifestação, na praça Marechal Rondon, uma das alunas disse que os casos de racismo já eram de conhecimento da escola, mas não havia nenhuma retaliação. Em determinado momento, a jovem disparou: “[…] Sobre os professores que assediam as alunas, que falam que gostam de ver as alunas de short…”, se referindo a outros casos que também não há ação dos responsáveis pela instituição.

Procurada, a Direção alega que não tem registro dos casos, mas que deve apurar a partir da manifestação das jovens.

Abigeato é pauta de audiência pública da Assembleia Legislativa com apoio da Farsul, na Expointer

Nesta terça-feira (02), às 9h30, no auditório da Farsul, tem audiência pública para discutir a situação e impactos do abigeato no Estado. A audiência integra a agenda de eventos da Assembleia Legislativa RS e também da Federação da Agricultura do RS, na Expointer 2025. Além da direção da Farsul e de produtores rurais, estão convidados para o evento ministério da