qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Polícia Federal faz operação que investiga evasão de divisas em Livramento

Empresas envolvidas movimentaram valores que podem chegar a 2,3 bilhões de reais
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (21), a Operação Harvest, para reprimir o crime de evasão de divisas que teria sido praticado por empresas estabelecidas em Sant’Ana do Livramento e em Curitiba. Agentes da PF cumpriram um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão, além ordens judiciais para sequestro de bens e de valores que podem chegar a 2,3 bilhões de reais.

A investigação apura a atuação de um brasileiro residente em Montevidéu, no Uruguai, que administra seis empresas, sendo cinco delas com sede em Sant’Ana do Livramento e uma em Curitiba, no Paraná. De acordo com a investigação, o grupo de empresas se consolidou como ferramenta de intermediação de pagamentos dos clientes, vinculados a casas de apostas e plataformas de investimento estabelecidas no exterior, configurando o crime praticado nos dois estados.

Operação foi deflagrada nesta terça-feira, em Sant’Ana do Livramento. Foto: Divulgação/PF

Segundo informações, as empresas investigadas também reinvestem por conta própria os recursos dos clientes brasileiros, tanto no mercado financeiro formal quanto em criptoativos. Com isso, o lucro obtido com investimentos realizados com ativos de terceiros fica restrito ao investigado e suas empresas, enquanto o risco de eventual das aplicações recaem sobre os clientes, reais proprietários do dinheiro.

Os investimentos seriam feitos totalmente à margem de qualquer autorização do Banco Central ou dos clientes e sem qualquer lastro financeiro de garantia. Ainda segundo a Polícia Federal, há informações de centenas de clientes que não tiveram seus créditos ou resgates realizados pelas empresas do investigado.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo