qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

RESPEITO AO CONSUMIDOR

É pequeno o percentual de empresas que se preocupam com o consumidor. E aqui fala alguém que aciona o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) sempre que noto alguma falha no produto ou serviço contratado. De cada dez reclamações, sete são ignoradas ou atendidas parcialmente. Este é o resultado da minha experiência. Mas no final de semana fui surpreendido por um exemplo de respeito ao consumidor.
Desde guri sou apaixonado por carros, embora não possa trocar de marca e modelo com a frequência que gostaria. Sábado acordei cedo e, “de caso pensado”, mandei lavar o carro. O objetivo era visitar revendas para ter a cotação do meu HB-20, ano 2016. Depois me desloquei a Unidos, uma das revendas Volkswagen mais tradicionais do Estado, na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre.
Ao estacionar o veículo notei que o local estava lotado. Longo na entrada a recepcionista avisou a indisponibilidade de um vendedor e anotou meu nome. Lá fora, fazia 34°C. O modelo que procurava, porém, estava no pátio, sob um sol escaldante.
Depois de 20 minutos de espera, fui embora. Ao chegar em casa, acessei o site e gravei um áudio enviado por whatsapp. Reclamei da falta de atenção, de que sequer um copo d’água ou um cafezinho fora oferecido e indaguei porque o modelo que procurava estava no pátio e não dentro da loja.
Para minha surpresa, meia hora depois recebi uma mensagem do que imagino ser o gerente. Deu razões às queixas, explicou que o modelo que procurava estava em falta. Depois, no meio da tarde, Fernando Rugga – que deve ser o diretor – enviou longo whats explicando que a revenda passava por obras. Relatou os 60 anos de tradição da empresa e citou o avô, fundador da Unidos. E arrematou: “Peço desculpas pelo ocorrido e agradeço a oportunidade de nos trazer as informações”.
É um gesto elogiável que deveria ser regra e não exceção. Confesso que mudei de ideia e decidi que, assim que for avisado da chegada do modelo desejado, irei à loja. Será um gesto de respeito, retribuição à atenção dispensada e de elogio à política de respeito ao consumidor.
De nada adiantam leis, códigos de defesa e resoluções. Como em tantos segmentos, o principal problema do Brasil é a educação. Sem ela, a letra fria da legislação é letra morta.

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Llamado a interesados a presentar lista en el Círculo Policial de Rivera

La Comisión Electoral del Círculo Policial de Rivera comunica a su masa social y convoca a interesados para presentar listas para las próximas elecciones a llevarse a cabo el 29 de mayo del año en curso. Según información periodística que posee A Plateia en español, indica que el plazo para la presentación de listas vence el lunes 12 de mayo

Se inauguró la nueva sede de la Fundación Pérez Scremini en Rivera

En la jornada de este martes 6 de mayo se llevó a cabo la inauguración de la sede de la Fundación Pérez Scremini en la ciudad de Rivera, la cual se encuentra ubicada en la intersección de calles Dr. Migliaro y César Mayo Gutiérrez en la zona de barrio Insausti, cercano a plaza de Los Dragones y al Hospital de

MAYO AMARILLO 2025: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana” en la frontera Rivera – Livramento

Como ocurre cada año en las instalaciones de la intendencia Departamental de Rivera se llevó a cabo la presentación de las actividades programadas para el “Movimiento Internacional Mayo Amarillo 2025”, en su edición número 12. Para este año 2025, el lema utilizado es: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana”. El programa Mayo Amarillo es un movimiento a nivel mundial cuyo objetivo