seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Associação Cultural paraguaia visita Livramento

Grupo fará intercâmbio com a Escola Polivalente e o PTG Jayme Caetano Braun

A Associação de Desenvolvimento Cultural de Hernandarias – ADECUHE, do vizinho país Paraguai, estará em Livramento no dia 31 de janeiro para um intercâmbio na fronteira divulgando o trabalho social que desenvolve com crianças e adolescentes. A experiência será dividida com a Banda Escolar da Escola Vitéllio Gazapina, o Polivalente, que ensaia músicas que serão apresentadas em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Hernandarias. Faz parte também do intercâmbio a invernada Juvenil do PTG Jayme Caetano Braun, que compartilhará danças com o Aida Virgínia, grupo de danças tradicionais do Paraguai, que também integra a ADECUHE, o que orgulha peões e prendas pois será uma grande oportunidade de mostrar a cultura gaúcha aos visitantes.

Na agenda também consta apresentação do grupo no Teatro de Verão, dia 1° de fevereiro, às 20h30m, dia 2 de fevereiro às 19h30m no Parque Internacional, e às 21h na Praça Flores, em Rivera.
São parceiros também nesse intercâmbio os músicos Edinho Larruscain e Cristiano Cesarino que farão participações nos eventos.

Além de promover e divulgar a cultura paraguaia, a associação também desenvolve projeto na área ambiental, orientando seus integrantes a preservar o ambiente para as futuras gerações.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.