qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Livramento lembra os 57 anos da morte de Camilo Alves Gisler

Ex-vereador Agustin Argiles lembrou a morte do ex-prefeito (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Ex-vereador Agustín Argiles comenta sobre a vida e a história do ex-prefeito de Livramento

Neste sábado (18), os trabalhistas santanenses recordam a morte do ex-prefeito de Sant’Ana do Livramento Camilo Alves Gisler. Conhecido pela simplicidade e atitude bairrista, Camilo tinha contato direto com a população das vilas de Livramento. O ex-vereador Agustin Argiles, lembra que, em um ano e meio de governo, Gisler se perpetuou na lembrança dos que o conheceram.
“Eu era presidente da União Santanense de Estudantes Secundários e tinha contato muito direto com o então prefeito, que era um amante da juventude. Através dele, e como presidente da Uses, eu consegui para Livramento cursos, além de ser capitado pelo prefeito, sem que me desse conta, para a vida partidária. Mais tarde eu me filiei ao partido político do prefeito e me perpetuei na política até hoje”, contou.
Argiles recordou a morte de Camilo. ”Ele foi brutalmente assassinado em frente ao antigo cinema Tupinambá, que era ali Largo Hugolino Andrade, ele ia buscar um lanche antes de ir a Porto Alegre quando foi baleado. Sentado no seu jipe, ele levou um tiro e o seu corpo foi tomado pelo povo. Velado no Salão Nobre do Palácio Moysés Vianna, o corpo de Camilo foi levado a pé até o Cemitério Público Municipal”, lembrou.
Camilo é responsável por duas importantes obras que, na época, significaram um avanço para o Município: a construção da avenida que leva o nome de Camilo – fazendo a ligação entre Wilson e Armour, além da avenida Brasília. “Na zona rural eu ainda tenho lembrança do Camilo ser o construtor das pilastras das pontes do Banhado Grande e do Ibicuí”, afirmou.
O ex-prefeito dá o nome a uma escola da zona urbana e a uma praça. “Que está abandonada, ela fica ao lado do Centro de Inclusão Digital, perto do Dae, o local foi fruto de uma obra do ex-prefeito Glênio Lemos”, comentou.
Nascido em 1918, Camilo completa, neste sábado, 57 anos de morte.

Ex-vereador Agustin Argiles lembrou a morte do ex-prefeito
(Foto: Marcelo Pinto/AP)

Por: [email protected]

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação