Uma ação de fiscalização de rotina realizada na manhã de quinta-feira (9), pela Vigilância Sanitária do município, com o apoio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e da Brigada Militar, acabou resultando na apreensão de aproximadamente 1,8 tonelada de carne e produtos derivados, clandestinos e impróprios para o consumo humano.
Segundo os fiscais, durante a abordagem a dois estabelecimentos comerciais, foram encontrados muitos produtos fora de padrão, seja por falta de rotulagem ou identificação de procedência, acondicionamento incorreto em freezers, bem como manipulação inadequada fugindo aos padrões das boas práticas na produção de gêneros alimentícios.
Os produtos foram apreendidos, encaminhados para Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil (DPPA) para registro de ocorrência e posteriormente levados para a Vigilância Sanitária.
Após a apreensão e divulgação nas redes sociais, muitas pessoas questionaram se a carne e os produtos apreendidos não poderiam ser doados para instituições de proteção aos animais, como a ASPA, por exemplo. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Rosangela Furtado, a grande maioria dos produtos estava imprópria, inclusive para esta finalidade. “A carne chegou cheirando muito mal, com muitas moscas. Alguns produtos que ficaram congelados no freezer serão avaliados para ver se há essa possibilidade, mas a grande maioria estava sem condições”, afirmou.
Sobre o destino dos produtos apreendidos, a Vigilância Sanitária destaca que é proibida a doação para consumo humano de produtos clandestinos e sem procedência, que possam causar doenças aos consumidores, sendo destinados para uma empresa que produz insumos para ração animal. “Todos os produtos cárneos apreendidos são destinados para a empresa que já realiza a coleta de restos em nosso município em estabelecimentos comerciais. Essas coletas são às quartas e às sextas. Inclusive, nós não entendemos o porquê de açougues e estabelecimentos comerciais guardarem carne estragada, pois tem esse recolhimento semanal aqui no município. Talvez seja já na má intenção de colocar esses produtos impróprios à venda”.


Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre
Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos