dom, 15 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Bastidores – Políticas para a comunidade negra

Representantes de entidades de luta pela igualdade racial e valorização da cultura negra na fronteira estiveram reunidos nesta semana para definir detalhes da organização do 1º Seminário Binacional da “Re-Conexão Negra”, um espaço de debates sobre as políticas públicas de segurança alimentar, saúde e direitos para a população negra, que acontecerá nos próximos dias 25 e 26.

Atenção ao migrante

Vai ser realizado nesta próxima quinta e sexta, na Sala Cultural, a segunda etapa do Ciclo de Capacitações sobre Migrações Transnacionais, com a participação de representantes de Livramento e Rivera, Bagé, Dom Pedrito, Aceguá e Quaraí. O objetivo é qualificar a rede de atendimento a imigantes de diversos países que têm chegado às cidades da fronteira gaúcha.

Apresentação da fronteira sustentável

A comunidade fronteiriça terá oportunidade de conhecer, na próxima quarta-feira, 16, detalhes do projeto de elaboração da agenda urbana proposta pelo programa Fronteira da Paz Sustentável, financiado pela União Europeia.
Depois de vários meses de planejamento, o evento que acontece no Salão de Atos da Intendência Departamental de Rivera, apresentará a Agenda Urbana Fronteira da Paz, base para o planejamento integrado das duas cidades.
A ideia é aplicar em Livramento e Rivera as práticas de economia circular na gestão dos resíduos sólidos urbanos, baseado em uma abordagem de economia e de inclusão social inovadora.

Rumo à capital dos States

A enfermeira santanense Gabriela Formoso de Moraes embarca nesta próxima semana rumo a Washington DC, nos Estados Unidos, onde participará de visita técnica às sedes da OPAS Brasil e OPAS regional, na capital americana. A viagem é o prêmio pelo primeiro lugar obtido na Exposição de experiências na Pandemia, durante o VI Encontro Nacional da Rede CIEVS, categoria CIEVS Fronteira/ DSEI, no ano passado, com o trabalho “Desafios e oportunidades no enfrentamento binacional da COVID-19: A experiência Brasil-Uruguai pela perspectiva de uma unidade CIEVS Fronteira do Sul do país”, que ela apresentou em conjunto com o ex-secretário municipal de Saúde, farmacêutico Paulo Henrique Vargas, e o apoiador Renan Marques. Foram 200 trabalhos inscritos em 4 categorias, totalizando mais de 3 mil votos de todo o país. Gabriela já está em Brasilia, de onde viaja para os Estados Unidos.

Os free-shops daqui

Os deputados gaúchos Frederico Antunes, Luiz Fernando Mainardi e Fernando Marroni participaram, em Montevidéu, de audiência com o Embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Raposo Lopes, e os conselheiros Alexandre Nina e Carlos Santana, Chefe do Setor Comercial. Na oportunidade, o deputado Frederico, que presidiu desde o início a Frente Parlamentar dos FreeShops em Cidades Gêmeas de Fronteira, apresentou um balanço das atividades dos FreeShops brasileiros que estão em atividades na região da Fronteira do RS e também falou a respeito dos voos regionais no Estado. Das mais de 20 lojas já abertas em cidades gêmeas nas fronteiras do Brasil, pelo menos 18 estão instaladas no Rio Grande do Sul.

A diplomacia do governo Lula III segue, ao galope, se distanciando do espírito da civilização ocidental e dos valores democráticos. Ao atacar Israel e defender o regime tirânico do Irã, “O VIAJANTE” mostra que abriu mão definitivamente da racionalidade e que em verdade admira, sem pudores, as autocracias que ameaçam todo nosso modo de viver e pensar.