qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Livramento terá empresa de processamento de lã com atrativo turístico no Armour

A indústria entrará em funcionamento a partir de março de 2023 no antigo frigorífico Armour

Com capital privado no seu investimento, a Tecno Lã Sul promete resgatar a cultura, história e tradição de Sant’Ana do Livramento na produção e beneficiamento de lã, gerando não só emprego, renda, mas também desenvolvimento para o município. Em entrevista exclusiva, um dos proprietários da empresa, que não quis se identificar, afirmou que o início do trabalho se dará até março de 2023 e, em um primeiro momento, gerará cerca de 50 empregos diretos.
“O objetivo da nossa empresa é trabalhar em parceria com produtores e empresários locais, proporcionando uma melhor estruturação do mercado da lã, uma vez que hoje há uma valorização muito grande das lãs finas, enquanto as lãs mais grossas não estão conseguindo entrar no mercado”, comenta o empresário.
A indústria será instalada em dois prédios que estão sendo reformados dentro da antiga planta do frigorífico Armour e contará com o maquinário e com mão de obra especializada local. A ideia da empresa é trazer viabilidade econômica aos produtores locais com a compra do produto para beneficiar a lã e colocá-la no mercado.
“Nós queremos ser parceiros das barracas locais e cooperativas, para dar destino às lãs mais grossas principalmente, que hoje não estão conseguindo mercado. Como está muito difícil o fluxo financeiro para alguns produtores, nós vamos tentar pegar e processar a lã com o menor investimento financeiro possível dessas empresas”, disse o representante.
Além disso, a indústria está projetada para receber a visitação de grupos para acompanhar todo o processo desde a chegada da lã bruta até o produto final, explorando o local como atrativo turístico. A empresa pretende também disponibilizar um espaço para os artesãos do município exporem seus produtos de forma permanente, para isso será feito um paisagismo no entorno da indústria com a criação de ruas e ambientes para prática de lazer dos visitantes. “A nossa ideia é que este espaço fique aberto nos fins de semana para visitação, porque nós queremos fomentar toda a cadeia produtiva da lã. Pensamos nessa parceria com os artesãos locais para valorizar o trabalho deles”.

Certificação e bem-estar animal 

O empresário destaca ainda que a Tecno Lã Sul trabalhará com o processo de certificação com foco no bem-estar animal como um diferencial do seu produto. “Nós queremos trazer um pouco mais de expertise na área comercial buscando uma certificação internacional e do produtor onde nós iremos ter um selo de bem-estar animal, vamos estar colocando no mercado uma lã certificada e com selo de qualidade. E isso se estende até a propriedade que também poderá ser certificada”.

Marketing de Relacionamento Figital e Geracional Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”. Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento. As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da

Isenção de IR: entenda os direitos de aposentados e pensionistas com doenças graves

Valmir Floriano Vieira de Andrade Luiz Antonio Müller Marques* Aposentados e pensionistas portadores de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR) sobre seus proventos. O benefício, previsto na Lei nº 7.713/1988, tem como objetivo aliviar encargos financeiros e garantir que esses recursos sejam destinados a tratamentos de saúde e despesas médicas. Entre as enfermidades que dão