qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Atendimento do Samu é suspenso, em Livramento estarão recebendo chamados pelo telefone da Santa Casa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está suspenso em quase todo o Rio Grande do Sul desde as 19h de ontem (13). Telefonistas e rádio operadores paralisaram completamente as atividades por falta de pagamento. Médicos reguladores e equipes estão a postos, mas não podem trabalhar, pois não recebem os chamados.

O Samu Estadual só não atende chamados de Porto Alegre, Caxias do Sul, Bagé e Pelotas, que possuem regulação municipal. Todas as demais cidades gaúchas dependem de atendimento na central da Capital, que realiza a triagem e encaminha as equipes.

Com a paralisação, o número de atendentes está reduzido. Confirmado pelo diretor da Santa Casa, em Santana do Livramento estarão atendendo chamados e solicitações através do telefone  3242.2063.

Terceirizados estariam sem receber

De acordo com informações da Gaúcha ZH, os telefonistas da FA Recursos Humanos, terceirizada contratada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), afirmam que paralisaram as atividades devido a atrasos no salário. Eles dizem que os atrasos ocorrem há mais de um ano, mas que agora estão desde maio sem receber qualquer valor. O pagamento de vale-transporte também não estaria sendo repassado há 43 dias.

A SES, via assessoria de imprensa, afirma que todos os pagamentos estão em dia com a empresa e que vai checar nesta terça-feira (14) se a terceirizada não está repassando os valores aos funcionários.

 

 

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad