qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Fronteira da Paz em destaque no Festuris

Santanenses e riverenses apresentam as duas cidades durante o evento em Gramado
Exposição de produtos santanenses (Fotos: Rodrigo Evaldt/AP)

Sant’Ana do Livramento e Rivera, mais uma vez, são destaques no 34º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Com atuação nos estandes do Rio Grande do Sul e do Uruguai, santanenses e riverenses apresentam o que têm de turístico para fazer na fronteira. A apresentação das duas cidades culmina com o clima de resiliência e capacidade de recuperação, palavras usadas na noite desta quinta-feira (3), no Palácio dos Festivais, durante a cerimônia de abertura do 34º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado.

João Gabriel Hilal, CEO do Amsterland, prestigiando o Festuris (Fotos: Rodrigo Evaldt/AP)

Autoridades, jornalistas, agentes de viagens, operadores, empresários e convidados foram recepcionados pela equipe da Rossi & Zorzanello, liderados por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs da empresa. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub (MDB), o deputado estadual Frederico Antunes (PP); o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo; Eduardo Leite (PSDB), governador reeleito do Rio Grande do Sul, e Cláudio Castro (PL), governador reeleito do Rio de Janeiro.
Durante o evento, foi anunciado que a feira teve um crescimento de 16% em relação a 2019; 120% em relação a 2021; 12.500 inscritos antecipadamente; dois pavilhões de feira ocupando 24 mil metros quadrados (pavilhões Araucária e Hortênsias). O secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, comentou sobre o investimento de turismo feito pelo governo do Estado no Turismo nos últimos quatro anos, que somaram 196 milhões de reais.

Andrea e Rui Rodrigues no 34ª Festuris (Fotos: Rodrigo Evaldt/AP)

O governador reeleito do RS, Eduardo Leite (PSDB), marcou presença destacando a importância do Festuris para o setor da economia. “Estou aqui para assumir meu compromisso com o turismo”, afirmou.
De acordo com o deputado estadual, Frederico Antunes (PP), há a expectativa de investimentos na fronteira. “Já está confirmada,para o ano que vem, a retomada dos voos regionais entre os aeroportos de Rivera e Porto Alegre”, afirmou. O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou o que o município fez no turismo há mais de 50 anos. “Aqui temos pleno emprego graças ao turismo”, apontou Nestor, destacando a força dos migrantes de todo o país. O evento continua até domingo, dia 06, e você acompanha a cobertura completa do 34º Festuris durante as programações da Rádio RCC FM e nas lives no Facebook do Jornal A Plateia.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos