dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Semana Farroupilha 2022 é aberta na praça General Osório

Foto - Fabian Ribeiro

Na manhã desta quarta-feira (14), o acendimento oficial da Chama Crioula marcou a abertura dos Festejos Farroupilhas 2022 em Sant’Ana do Livramento. O evento, que aconteceu na praça General Osório, contou com a participação de cavaleiros representando cada uma das 31 entidades tradicionalistas do município que desfilarão no dia 20 de setembro.

A cerimônia iniciou por volta das 8h30, na avenida João Goulart. junto ao monumento de Paixão Côrtes, onde foi realizada a troca da bandeira municipal pela bandeira do Rio Grande do Sul, que foi hasteada no local.

Na sequência, já na Praça General Osório, foi realizada a cerimônia oficial com a abertura com apresentação dos hinos do Estado e Nacional, entoados pela banda do 7º RC Mec. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, Comissão Organizadora, prefeita Ana Tarouco (PL) e do coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Márcio D’Ávila.

Após o cumprimento do protocolo, a centelha da Chama Crioula foi acesa e distribuída para cada um dos representantes das entidades que conduziram a centelha até as suas sedes. O evento contou ainda com um terceiro ato que foi realizado na casa de David Canabarro localizada na avenida 24 de Maio. No local, foi realizado o acendimento do Fogo de Chão e do Candeeiro Crioulo, dando início às casereadas das entidades.

Segundo Comissão Organizadora do evento, a solenidade foi um sucesso, tendo superado as expectativas. Para o presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Leonardo Soares, está será uma das maiores comemorações da história do município. “Nós estamos muito felizes com a realização deste evento. Estamos projetando uma grande Semana Farroupilha com a participação de todas as entidades, com o foco na valorização da cultura Gaúcha e da tradição. Nós já temos confirmados mais de 5.000 exames, esperamos no dia 20 de setembro possamos celebrar a nossa semana gaúcha um grande desfile tradicionalista, sendo o maior Desfile de Cavaleiros do Estado”, afirmou.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia