dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Abertura da Semana Farroupilha acontece nesta quarta-feira

Solenidade de acendimento da Chama Crioula contará com a participação de centenas de cavaleiros

Após, dois anos de atividades com restrições por conta da pandemia, a Praça General Osório receberá nesta quarta-feira um grande número de cavaleiros representando as 31 entidades para o acendimento oficial da Chama Crioula Municipal, quando será dado início aos festejos em Sant’Ana do Livramento.

A solenidade que está marcada para iniciar por volta das 9h00, com a presença do Grupo Santanense de Cavalgadas, responsável por conduzir a Chama Crioula desde a cidade de Canguçu, contará também com a participação das entidades tradicionalistas, Comissão Organizadora e demais autoridades.

A cavalgada com a centelha da chama crioula, iniciará por volta das 7horas da manhã quando o Grupo Santanense de Cavalgadas partirá do PTG Tradição e Folclore “ Catalino Martins” na localidade da mangueira colorada onde pernoita nesta terça-feira, e seguirá em comboio pelo bairro Wilson cruzando pelas ruas Manuel Prates Garcia até a Dom Pedro II, posteriormente acessando a Avenida João Goulart onde ocorrerá uma cerimônia de troca da bandeira do município junto a estátua de Paixão Cortes.

Na sequência a cavalgada prosseguirá pela Rua dos Andradas até a Praça General Osório para participação da solenidade de aberturas dos festejos farroupilhas.

Na praça, o protocolo padrão adotado será o mesmo praticado antes da pandemia, ou seja, três cavaleiros por entidade poderão adentrar à área onde a Chama será gerada, em frente ao palanque oficial. Após o cerimonial, será distribuída a centelha para cada uma das entidades que ficará responsável de conduzi-la até a sua sede. Posteriormente, a Chama oficial será conduzida pelo Grupo Santanense de Cavalgadas até a Casa de Davi Canabarro, passando pelas ruas Andradas , Barrão do Triunfo (contramão) Silveira Martins , dobrando na Rua Thomaz Albornoz e se deslocando até a Rua 24 de Maio, onde ocorrerá o acendimento do fogo de chão e do candeeiro crioulo dando início das casereadas.  A guarda da chama pelas entidades inicia amanhã às 14 h e termina no dia 20 de setembro às 7h.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia