ter, 8 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Abertura da Semana Farroupilha acontece nesta quarta-feira

Solenidade de acendimento da Chama Crioula contará com a participação de centenas de cavaleiros

Após, dois anos de atividades com restrições por conta da pandemia, a Praça General Osório receberá nesta quarta-feira um grande número de cavaleiros representando as 31 entidades para o acendimento oficial da Chama Crioula Municipal, quando será dado início aos festejos em Sant’Ana do Livramento.

A solenidade que está marcada para iniciar por volta das 9h00, com a presença do Grupo Santanense de Cavalgadas, responsável por conduzir a Chama Crioula desde a cidade de Canguçu, contará também com a participação das entidades tradicionalistas, Comissão Organizadora e demais autoridades.

A cavalgada com a centelha da chama crioula, iniciará por volta das 7horas da manhã quando o Grupo Santanense de Cavalgadas partirá do PTG Tradição e Folclore “ Catalino Martins” na localidade da mangueira colorada onde pernoita nesta terça-feira, e seguirá em comboio pelo bairro Wilson cruzando pelas ruas Manuel Prates Garcia até a Dom Pedro II, posteriormente acessando a Avenida João Goulart onde ocorrerá uma cerimônia de troca da bandeira do município junto a estátua de Paixão Cortes.

Na sequência a cavalgada prosseguirá pela Rua dos Andradas até a Praça General Osório para participação da solenidade de aberturas dos festejos farroupilhas.

Na praça, o protocolo padrão adotado será o mesmo praticado antes da pandemia, ou seja, três cavaleiros por entidade poderão adentrar à área onde a Chama será gerada, em frente ao palanque oficial. Após o cerimonial, será distribuída a centelha para cada uma das entidades que ficará responsável de conduzi-la até a sua sede. Posteriormente, a Chama oficial será conduzida pelo Grupo Santanense de Cavalgadas até a Casa de Davi Canabarro, passando pelas ruas Andradas , Barrão do Triunfo (contramão) Silveira Martins , dobrando na Rua Thomaz Albornoz e se deslocando até a Rua 24 de Maio, onde ocorrerá o acendimento do fogo de chão e do candeeiro crioulo dando início das casereadas.  A guarda da chama pelas entidades inicia amanhã às 14 h e termina no dia 20 de setembro às 7h.

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Não podemos tolerar que escolas sejam alvo de ataques! É preciso proteger nossos jovens estudantes, professores e colaboradores do sistema educacional para que não sejam alvos de psicopatas. O ataque à faca, hoje, na escola Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação/RS, deve ser apurado com rigor! Minha solidariedade às famílias das três crianças feridas nesse condenável ato de barbaridade. #segurançapublica #escolasegura

NOTA OFICIAL — Securitização das dívidas rurais

  O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), defendeu nesta terça-feira (8), durante a reunião de líderes partidários, a inclusão na pauta do plenário da Câmara do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos. A proposta busca oferecer uma saída concreta e urgente para milhares de agricultores altamente endividados em razão das