seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Mainardi comemora decisão do CSJT que preserva Varas do Trabalho na metade sul do RS

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) anunciou nesta quarta-feira (31) a suspensão do artigo 27 da resolução que permitia a redução no número de Varas do Trabalho no Brasil e que afetava diretamente as Varas de Alegrete, Arroio Grande, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago e São Gabriel. A suspensão é válida até março de 2023, quando o assunto voltará à pauta.

Recentemente, alertado pelos presidentes da Câmaras Municipais de Livramento e Alegrete, vereador Aquiles Pires e Anilton Oliveira, respectivamente, o deputado Mainardi organizou uma audiência com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emanuel Pereira, para tratar do assunto. Na audiência, o ministro informou que a resolução estava em análise e que era improvável que fosse implantada imediatamente. Agora, o CSJT dá garantias reais de que a resolução, de fato, não será aplicada no curto prazo.

“Com a resolução do CSJT ficamos mais tranquilos”, diz Mainardi. Para o deputado, as Varas trabalhistas são uma porta de entrada fundamental para a busca de direitos dos trabalhadores. “O possível encerramento de Varas em lugares tão importantes e distantes de outros centros significaria uma perda irreparável. Fico feliz, mas não totalmente satisfeito. Temos que não apenas suspender, mas revogar definitivamente a resolução”, sustenta.

A resolução 296/2021, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) estabelece critérios orçamentários e de volume de processos para justificar possíveis transferências de jurisdição de Varas do Trabalho, o que acarretaria o fechamento de Varas em pelo menos 19 dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país, conforme informações da vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Confort.

Mainardi tratará com os vereador Aquiles Pires (PT) e Anilton Oliveira (PT) os próximos movimentos para garantir definitivamente a continuidade destas Varas Trabalhistas nas cidades da metade sul.

Jornalista responsável: Fernando Risch (53) 99180 0327

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem