ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Exposição do Artesanato reunirá 175 expositores durante a Expointer 2022

Um total de 175 artesãos participarão da 39ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul – Expoargs, que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro de 2022, no Pavilhão do Artesanato do parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer 2022. Serão 118 estandes de artesanato, além de rodadas de negócios e oficinas de demonstração de técnicas artesanais.

Os expositores foram selecionados por meio do processo de triagem, que envolveu a avaliação dos produtos artesanais, de acordo com os seguintes critérios: referência à cultura popular, criatividade, aplicação da técnica e qualidade do produto final, tradição, porcentagem de trabalho manual, potencialidade de comercialização, estética, consciência ambiental, produto associado à cultura local, entre outros.

A Expoargs é promovida, anualmente, pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA). A última edição realizada 2021 contou com 107 artesãos expositores em 80 estantes. Na 38ª edição, foram contabilizados mais de R$ 592 mil em produtos comercializados. As peças mais vendidas no evento foram enfeites de cuias, cuias e indumentárias gaúchas em couro.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.