seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Câmara arquiva pedido de impeachment contra a prefeita

Nove parlamentares votaram contrário e sete a favor da abertura do processo de cassação
Foto: Yuri Cardoso/AP

A Câmara de Sant’Ana do Livramento arquivou, por maioria, a denúncia que pedia a cassação da prefeita Ana Tarouco (PL). Nove parlamentares foram contrários e sete favoráveis a abertura do processo de impeachment.

O pedido foi protocolado pelo ex-secretário de Cultura do governo do ex-prefeito Ico Charopen (PDT), Airton Costa Leites, e pela autônoma Ana Lúcia Ribeiro.

No documento protocolado, na semana passada, Airton e Ana afirmam que a prefeita está incidindo com “infração político administrativa (…) por omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município”, referindo-se a um processo que tramita no Juizado da Fazenda Pública de Livramento, onde o município teria sido condenado ao pagamento de pouco mais de R$ 137 mil. Segundo o pedido, houve total inércia processual, sem manifestação regular no processo.

VOTARAM FAVORÁVEIS A ABERTURA DO PROCESSO:

Cleber Custódio (PDT)

Dagberto Reis (PT)

Enrique Civeira (PDT)

Eva Coelho (PDT)

Felipe Torres (UNIÃO)

Maria Helena (PDT)

Rafael Castro (PSB)

VOTARAM CONTRÁRIOS A ABERTURA DO PROCESSO:

Carlos Nilo (sem partido)

Elso Alvienes (PSC)

Gilbert Gisler (PSB)

Jovani Romarinho (Republicanos)

Leandro Ferreira (PT)

Lídio Mendes (PTB)

Maurício Galo Del Fabro (Progressistas)

Romário Paz (MDB)

Thomaz Guilherme (PTB)

Fake News: é falsa a informação sobre troca de horários no recolhimento de lixo, afirma Ansus e secretário

Está circulando nas redes sociais e em grupos de mensagens a informação de que a coleta de lixo em Sant’Ana do Livramento teria um novo horário em seis bairros da cidade. A mensagem afirma que, a partir de “sábado (4)”, os caminhões de lixo da empresa Ansus passariam às 6h10 da manhã nos bairros Tabatinga, Maria Quines, Vila Prego, Cristal,

TCE-RS analisa as contas do governador na quarta-feira (18)

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizará, no dia 18 de junho, às 14h, sessão especial híbrida para análise das contas do governador relativas ao exercício de 2023. Na oportunidade, o relator, conselheiro Iradir Pietroski, submeterá o seu relatório e voto à discussão e apreciação dos demais conselheiros. A prestação de contas do governador é analisada pelo TCE-RS