seg, 25 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Oportunidade: parceiros oferecem curso de Cuidadora de Idosos gratuito em Livramento

O Curso de Cuidadora de Idosos(as) é gratuito, presencial e tem carga horária de 20h. Trata-se de uma parceria entre UERGS, Casa de Economia Solidária de Santana do Livramento, Incubadora de EES Fronteira da Paz, Unipampa, Santa Casa de Misericórdia de Santana de Livramento e Secretaria Municipal de Assistência Social de Santana do Livramento. As dez aulas de duas horas cada serão realizadas em quintas-feiras, no turno da tarde na Unipampa. Serão trabalhados os seguintes temas: Aula 01 – Envelhecer, direitos dos idosos, legislação Aula 02 – Cuidador(a) de idosos(as) – o que faz? quais são os limites? Aula 03 – Principais doenças de idosos(as) e cuidados Aula 04 – Como cuidar do(a) idoso(a) sem adoecer e como se relacionar bem com a família Aula 05 – Mobilidade reduzida e prevenção de acidentes domiciliares Aula 06 – Primeiros socorros Aula 07 – Práticas básicas do(a) cuidador(a) Aula 08 – Higiene (banho de leito, feridas...) Aula 09 – Atividades físicas Aula 10 - Alimentação. Participam do curso mais de vinte mulheres de diferentes bairros da cidade. Além dessa etapa formativa, elas também estão participando de formação sobre economia solidária, oficinas de preparação para o trabalho e formação sobre limpeza. Ao final do projeto, será criada uma cooperativa de mulheres que limpam e que cuidam de idosos na cidade.
Foto: cedida.

Iniciou na tarde dessa quinta-feira (18), o curso de Cuidadora de Idosos, gratuito, presencial e com carga horária de 20h.

A parceria formada pelas instituições, Uergs, Unipampa, Casa de Economia Solidária, Incubadora de EES Fronteira da Paz, Santa Casa de Misericórdia e Secretaria Municipal de Assistência Social, tem o objetivo de capacitar pessoas para exercerem as funções básicas de cuidador de idosos em domicílios, hospitais instituições de longa permanência, centros de referências, além de outras modalidades de atenção ao idoso.

As aulas acontecem todas as quintas-feiras, na sala 2, da Unipampa, no turno da tarde e os temas trabalhados serão os seguintes:

  • Aula 01 – Envelhecer, direitos dos idosos, legislação
  • Aula 02 – Cuidador(a) de idosos(as) – o que faz? quais são os limites?
  • Aula 03 – Principais doenças de idosos(as) e cuidados
  • Aula 04 – Como cuidar do(a) idoso(a) sem adoecer e como se relacionar bem com a família
  • Aula 05 – Mobilidade reduzida e prevenção de acidentes domiciliares
  • Aula 06 – Primeiros socorros
  • Aula 07 – Práticas básicas do(a) cuidador(a)
  • Aula 08 – Higiene (banho de leito, feridas…)
  • Aula 09 – Atividades físicas
  • Aula 10 – Alimentação.

De acordo com a organização do curso estão participando mais de vinte mulheres, oriundas de diferentes bairros da cidade. Além dessa etapa formativa, elas estarão participando de formação sobre economia solidária, oficinas de preparação para o trabalho e formação sobre limpeza. Ao final do projeto, será criada uma cooperativa de mulheres que limpam e que cuidam de idosos na cidade.

Ainda restam poucas vagas para o curso, mais informações podem ser obtidas com Ana Inês de Castro pelo telefone (55) 98170-8050 ou direto na Casa de Ecosol, que fica localizada na rua Rivadavia Correa nº60.

 

Debora Castro

[email protected]

 

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

NÓS, DA ECONOMIA PRATEADA

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected]   A cada dia deparamos com novos termos que, na realidade, servem para designar velhas situações. Uma das expressões da moda é “economia prateada”. Isso significa toda a atividade econômica que gira em torno dos produtos e serviços consumidos por pessoas com 50 anos ou mais, também conhecidos como geração prateada. Em outras palavras, é o mercado

Por Afonso Hamm: Cavaleiros conduzem a Chama Farroupilha de Caxias do Sul a Dom Pedrito e passam por Bagé

O deputado federal Afonso Hamm publicou, neste domingo, em suas redes sociais, um vídeo celebrando a passagem de um grupo de cavaleiros de Dom Pedrito. Os tradicionalistas estão em uma jornada especial, conduzindo a Chama Crioula desde Caxias do Sul até Dom Pedrito, onde a centelha será distribuída para toda a 18ª Região Tradicionalista, entre os dias 29 a 31