qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

“Com tranquilidade e sem surpresa”, afirma prefeita sobre denúncia de impeachment

Ana Tarouco não detalhou quais serão os próximos passos internos sobre objeto da denúncia
Foto:Matias Moura/AP

A prefeita Ana Tarouco (PL) recebeu com “tranquilidade” e “sem surpresa” a informação do protocolo do pedido de cassação do seu mandato, por infração político administrativa, feito na manhã desta quarta-feira (17).

Ana cumpriu agendas durante toda a manhã, no Palácio Moysés Vianna, com a presença dos procuradores que atuam com ela. Apesar da declaração de tranquilidade, a prefeita ainda não detalhou quais serão às medidas do Poder Executivo com relação ao tema.

Em anexo à denúncia, os autores afirmam que a prefeita está incidindo com “infração político administrativa (…) por omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município”, referindo-se a um processo que tramita no Juizado da Fazenda Pública de Livramento, onde o Departamento de Água e Esgotos (DAE) foi condenado ao pagamento de pouco mais de R$ 137 mil.

De acordo com o que A Plateia apurou junto à fontes do Poder Executivo, a servidora responsável por esse processo não era de carreira da autarquia e não faz mais parte do quadro de funcionários do DAE.

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos