Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qui, 11 de dezembro de 2025

Executivo inicia tomada de contas do Instituto Salva Saúde determinada TCE

Tribunal de Contas do Estado quer que contas sejam reavaliadas para apurar possíveis prejuízos

Foto: Marcelo Pinto/AP
O texto abaixo está em

Começou, nesta terça-feira (16), a tomada de contas especial que a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento promoverá para avaliar a gestão do Instituto Salva Saúde, no hospital Santa Casa de Misericórdia. O trabalho, determinado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Sul, será coordenado a prefeita Ana Tarouco (PL) e terá o objetivo de apurar os eventuais prejuízos causados aos cofres municipais, durante a atuação do Instituto.

No relatório do conselheiro Marcos Peixoto, há a determinação para que sejam responsabilizados os agentes públicos causadores dos supostos prejuízos.

O Instituto Salva Saúde é a organização social do Espírito Santo que administrou a Santa Casa de maio a novembro de 2019 e que foi alvo da Operação da Polícia Federal, que investigou o suposto desvio de mais de R$ 2 milhões de recursos do SUS destinados ao hospital.

Em abril deste ano, o Ministério Público Federal denunciou o vereador Enrique Civeira (PDT), o ex-prefeito Ico Charopen (PDT) e o ex-procurador-geral do município, Ramzi Zeidan, por vantagens ilícitas mediante a prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro, na contratação. O ex-prefeito não foi encontrado para comentar a denúncia. A defesa do vereador Enrique Civeira e do ex-procurador Ramzi Zeidan afirmou que ambos não praticaram nenhum ilícito e que vai apresentar provas para comprovar a inocência dos clientes.

Ico, Civeira e Ramzi

NO AR
Rádio RCC