seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Jovens apresentam demandas para vereadores

Debate aconteceu na primeira edição do projeto "Rolê na Câmara" e contou com a participação de dois parlamentares
Foto: Chelly Maciel/ Assessoria da Presidência da Câmara de Vereadores

Aconteceu na sede do Poder Legislativo de Sant’Ana do Livramento, na tarde deste sábado (13), a primeira edição do projeto “Rolê na Câmara”, de iniciativa do vereador Rafael Castro (PSB) com o apoio da Escola do Legislativo. Na ocasião, jovens de diversos segmentos tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas, de acordo com cada realidade, aos dois vereadores presentes: o proponente do encontro e o presidente da Câmara, vereador Aquiles Pires (PT).

Para o presidente da Associação dos Skatistas de Livramento, Pedro Grinfelder, foi uma oportunidade de apresentar as carências da categoria aos vereadores. “Aproveitamos o espaço e colocamos para fora em relação ao nosso entendimento e aquilo que agente pensa, que é o que a gente vive”, comentou. Ele ainda disse que “deu para trocar uma ideia boa” no evento. Pedro relatou a pouca participação de autoridades no encontro. “Conseguimos reunir vários representantes de cada nicho, mas o pessoal do governo que eu achava que deveria estar aqui para, no mínimo, escutar as nossas necessidades, não estavam e isso é um pouco decepcionante”, frisou.

Também estiveram presentes no evento representantes da comunidade Ibicuí D’Armada, localizada na zona rural do município. A Maria Leci Vaqueiro relatou que uma das principais demandas é a infraestrutura das estradas. “A gente também não tem ônibus para trazer os alunos do ensino médio”, complementou. O estudante da Unipampa e morador da localidade, Nilson Vaqueiro, disse que os jovens tem diversas necessidades “e a gente precisa que, de alguma forma, essas necessidades virem demandas”.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem