ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Bateria realiza acampamento de Instrução Individual

Bateria realiza Acampamento do período de Instrução Individual de Qualificação Por: Seção de Comunicação Social da 2ª Bia AAAe Sant’Ana do Livramento (RS) – No período de 27 a 29 de julho, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) realizou atividades para os Soldados Recrutas, a fim de coroar o Período de Instrução Individual de Qualificação (IIQ) do corrente ano, bem como desenvolver atributos militares, entre eles o espírito de corpo, a persistência e o desenvolvimento técnico no âmbito da sua formação. No dia 27 de julho, foi aplicada a avaliação teórica, voltada às Qualificações Militares (QM) existentes na Bateria, entre elas Vigilante do Ar, Pessoal de Direção e Tiro, Pessoal de Transporte, Comunicações, Auxiliar de Saúde, Pessoal de Suprimento de Intendência, Combatente de Artilharia Antiaérea e Pessoal de Aprovisionamento. Nos dias 28 e 29 de julho, na área verde da organização militar, foi realizado o Acampamento da IIQ, que contou com instruções práticas de cada QM, patrulhas e a Marcha a Pé de 16 Km, com a finalidade de avaliar a capacidade de exercerem a liderança, o espírito de corpo das frações e o espírito de cumprimento de missão em situações dessa natureza. Por fim, marcando o encerramento do referido período, foi realizada a solenidade militar, oportunidade em que foi entregue os diplomas de destaques aos Soldados João Pedro Baumbach Barbosa e Ricardo Mariano Sanches Martinez Filho, destaque geral do período e destaque do acampamento da IIQ, respectivamente. Ao fazer uso da palavra, o Comandante da subunidade Major Alan Carlos Alexandre Pereira parabenizou os soldados recrutas por atingirem mais um nível na instrução militar e enfatizou a importância das próximas fases da formação do combatente básico. Crédito das Fotos: Sgt Jaime, Sd Aguirre e Sd Robert
Fotos: Sargento Jaime, soldado Aguirre e soldado Robert

Na última semana de julho, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) realizou atividades com os soldados recrutas, encerrando o Período de Instrução Individual de Qualificação (IIQ).

Durante a instrução, os soldados puderam desenvolver atributos militares, entre eles o espírito de corpo, a persistência e o desenvolvimento técnico no âmbito da sua formação.

No dia 27 de julho, foi aplicada a avaliação teórica, voltada às Qualificações Militares (QM) existentes na Bateria, entre elas Vigilante do Ar, Pessoal de Direção e Tiro, Pessoal de Transporte, Comunicações, Auxiliar de Saúde, Pessoal de Suprimento de Intendência, Combatente de Artilharia Antiaérea e Pessoal de Aprovisionamento.

Nos dias 28 e 29 de julho, na área verde da organização militar, foi realizado o Acampamento da IIQ, que contou com instruções práticas de cada QM, patrulhas e a Marcha a Pé de 16 Km, com a finalidade de avaliar a capacidade de exercerem a liderança, o espírito de corpo das frações e o espírito de cumprimento de missão em situações dessa natureza.

Para encerrar foi realizada uma solenidade militar com entrega de diplomas aos soldados destaques João Pedro Baumbach Barbosa e Ricardo Mariano Sanches Martinez Filho, destaque geral do período e destaque do acampamento da IIQ, respectivamente.

O Comandante da subunidade Major Alan Carlos Alexandre Pereira parabenizou os soldados recrutas por atingirem mais um nível na instrução militar e enfatizou a importância das próximas fases da formação do combatente básico.

 

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.