qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Associação Rural de Livramento comemora 103 anos com a presença do vice-presidente da República

General Hamilton Mourão esteve no Parque da Rural para falar sobre o panorama atual e os desafios do Brasil nos próximos anos

Na última semana, a Associação Rural de Sant’Ana do Livramento completou 103 anos de atividades ininterruptas, o que a destaca por ser uma das associações rurais mais antigas do Brasil.
No marco das comemorações de aniversário, uma palestra-almoço ocorreu na manhã deste sábado (30) com a presença do vice-presidente da República General Hamilton Mourão.

Na sua chegada no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho, Mourão esteve reunido com o presidente da Associação e Sindicato Rural, Luis Carlos D’Auria Nunes, assim como com o presidente da Associação Comercial e Industrial, Roberto Fervenza, onde conversaram em particular durante alguns minutos sobre questões muito importantes para o desenvolvimento do município como infraestrutura, comunicação e segurança – pautas que serão levadas à Brasília.

Na abertura do evento o presidente recebeu a todos os convidados comentando a alegria e honra para a entidade em poder receber uma autoridade tão importante para o nosso país: “Há 49 anos esta entidade recebeu, aqui nesta sede, o então presidente Garrastazu Médici. Hoje, pudemos receber o nosso vice-presidente. Nosso projeto é não ter que esperar mais 50 anos para receber uma autoridade tão importante como essa. Precisamos colocar Sant’Ana do Livramento no destaque novamente”.

O vice-presidente palestrou durante 40 minutos para cerca de 200 pessoas, onde apresentou todo o panorama econômico e político do Brasil hoje, assim como um balanço de todas as atividades, investimentos e desafios enfrentados no governo Bolsonaro durante os últimos quatro anos.

Ele deu ênfase no que chamou de “duas colunas importantes para o desenvolvimento do país”: equilíbrio fiscal e produtividade. “Há 40 anos estamos estagnados como um país de renda média. Precisamos mudar isso”, comentou o General Mourão. Segundo ele, o país produz menos por altos tributos – por isso a necessidade de uma reforma tributária urgente -, e por graves problemas de infraestrutura – “muito se fez, mas ainda há para ser feito”.

O vice-presidente encerrou com uma mensagem otimista: “Estamos vivendo um momento realmente positivo no país. Foram inúmeros investimentos em todos os setores. Precisamos valorizar a educação, fortalecer a nossa identidade cultural e precisamos de uma sociedade civil forte cobrando dos seus representantes”.

Após a palestra o presidente da Rural agradeceu a visita com a entrega de um presente, um jogo de talheres produzidos por uma cutelaria local com pau-ferro e ferraduras de cavalos da Brigada Militar, em referência a uma das paixões do General Mourão que é a equitação.

 

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos