seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Assado de carcaça inteira de búfalo será atração no 7º Festival Binacional de Enogastronomia

Os apreciadores da boa mesa poderão desfrutar da experiência de degustar a carne de búfalo que será preparada durante o projeto cultural e gastronômico A Ferro e Fogo, organizado pelo chef Marcos Livi, durante o 7º Festival Binacional de Enogastronomia, no dia 30 de julho. O evento será realizado no encontro das cidades fronteiriças Rivera (Uruguai) e Sant’Ana do Livramento (Brasil) e reunirá 20 assadores uruguaios e 20 brasileiros, em torno do fogo.

A participação do búfalo gaúcho é uma iniciativa da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) em parceria com a Agropecuária Búfalas do Pampa e a Estância Guará, de Rosário do Sul. “A curadora do A Ferro e Fogo, Jussara Dutra, nos contatou e nossos associados vão disponibilizar uma carcaça de novilho criado a campo e já selecionado, para ser assada”, explica Raphael Gonçalves, vice-presidente da entidade.

 

Gonçalves destaca que o búfalo vem ocupando um espaço importante na produção de proteína vermelha. “A carne de búfalo apresenta características nutricionais superiores a dos bovinos, com 40% menos colesterol, 55% menos calorias, 11% mais proteínas e 10% mais sais minerais”, detalha. O criador também cita que a criação desta espécie requer menos insumos. “Principalmente medicamentos, pois é um animal que apresenta uma rusticidade maior em relação à verminose e dificilmente pega carrapatos”, explica.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem