seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Pelo segundo domingo consecutivo, não haverá circulação de ônibus em Livramento

Sem acordo entre Prefeitura Municipal e STU, o impasse permanece
Foto: Marcelo Pinto/AP

O Sindicato das Empresas dos Transportes Rodoviários (STU) anunciou, nesta sexta-feira (1°), que a medida que impõe a limitação nos horários de circulação do transporte coletivo urbano em Sant’Ana do Livramento seguirá pelos próximos dias. Com isso, não haverá ônibus circulando na cidade no próximo domingo (3).

A decisão foi mantida mesmo após o sindicato ter sido notificado sobre a liminar emitida pelo desembargador da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), Arminio Jose Abreu Lima da Rosa, que determinou, na última quinta-feira (30), o restabelecimento imediato da prestação do serviço de transporte coletivo urbano. O advogado que representa o sindicato alega não haver possibilidade de colocar os ônibus em funcionamento, “pois não tem como pagar o combustível”. Segundo ele, o reajuste de mais de 30% no preço do diesel, aliado ao não reajuste imediato da passagem, impossibilitou a continuidade das operações.

Na tarde dessa quinta (30), ocorreu uma audiência de conciliação entre a Prefeitura e o STU, mas não houve acordo. Uma nova audiência foi marcada para o próximo dia 11 julho. Atualmente, os ônibus estão circulando de segunda à sábado nos seguintes horários: das 5h30 às 9h; das 11h às 14h e das 17h às 20h, com a suspensão completa do serviço aos domingos e feriados. Ainda não há previsão de data para o retorno de todos os horários.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem