seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Charlando Equitación reúne cavalos e cavaleiros para desbravar seus limites

A Estância São Miguel do Sarandy realizou, entre os dias 16 a 19 de junho, a IV edição do curso Charlando Equitación com uma imersão desafiadora, onde em quatro dias os participantes permaneceram na propriedade com muita convivência e aprendizado, tendo uma oportunidade de conexão entre pessoas e cavalos, com o tema central a “Educação de Conjuntos, Cavalos e Cavaleiros.”
O evento contou com embasamento teórico e prático, exercícios físicos e mentais, conquistando a confiança mútua dos Conjuntos, formando vínculos de respeito, afetividade e constante evolução com os instrutores de doma Alberto Gazapina e o Etólogo Equino, Patrício Muñoz Barrios. Para as rodadas de alongamentos, reflexões pessoais e do grupo, os integrantes foram guiados pela fisioterapeuta Luiza Staevie e pela psicóloga e consultora empresarial Helena Brochado.

Conforme Bento Brochado, um dos organizadores do evento, a principal proposta foi proporcionar aos participantes do curso uma experiência única envolvendo todos os aspectos da equitação: “Fomos, assim, aprendendo e crescendo no processo geral, encontrando novos caminhos para a evolução pessoal através do cavalo. Semeamos boas energias, respeito e dedicação. Colhemos a boa base da doma e o autoconhecimento. Nas horas de descanso, fomos carinhosamente acolhidos pela nossa cultura e tradição gaúcha. Na arte da música, Fabiano Torres e Leonardo Quadros, com a participação especial de Edilberto Teixeira, nos encantaram com um mágico e extraordinário repertório, executado com uma sensibilidade de dar gosto”, disse Brochado.

Além disso, o evento contou com a participação do cheff Leandro Ross, fundador da Comparsa Cabeça de Toro na parte culinária.
“Assim, junto desta breve recordação, agradecemos e dividimos alguns registros feitos pelos mestres das lentes, Egberto Dutra, Emanuele e Tadeu Vilani, amigos que com sensibilidade e profissionalismo, contam nos retratos as maravilhas vividas por nós. Talvez contando, poucos além dos que vivenciaram a imersão, consigam imaginar esta experiência reveladora de tantos momentos e pessoas inesquecíveis. Em breve apresentaremos uma próxima turma, com o propósito de desbravarmos nosso mundo e limites, junto aos cavalos”, encerrou Bento Brochado.

Fotos – Egberto Dutra , Emanuele Kanitz e Tadeu Vilani

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem