qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Radialista santanense Clodomiro Gonçalves recebe medalha da Assembleia Legislativa do RS

Homenagem foi entregue pelo deputado estadual Luis Fernando Mainardi em solenidade na Câmara de Vereadores
Foto: Lucas Noro/AP

Após mais de 56 anos de serviços prestados ao radio-jornalismo santanense, o radialista Clodomiro Gonçalves Rodrigues recebeu, na noite desta sexta-feira (24) a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O proponente da homenagem, deputado estadual e vice-líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na assembleia, Luis Fernando Mainardi, fez a entrega da honraria no Plenário João Goulart da Câmara Municipal de Vereadores. A solenidade reuniu alguns dos inúmeros amigos e colegas de trabalho reunidos em quase seis décadas de trabalho.

Ao Jornal A Plateia, Mainardi destacou a importância de reconhecer os serviços prestados pelos profissionais de comunicação e defendeu a importância da imprensa livre em um regime democrático. “Conheço o Clodomiro há mais de 30 anos e ele sempre manteve a mesma postura de honrar o radialismo no nosso estado. Ter um veículo que dá voz à comunidade é um elemento substancial da democracia. É assim que se exerce a democracia, permitindo o debate e a formação da livre opinião. E a homenagem que eu faço a ele é também uma homenagem ao rádio e ao jornalismo de Sant’Ana do Livramento.

Emocionado, Clodomiro falou sobre o sentimento de ter recebido a homenagem e exaltou a necessidade de fomentar o jornalismo livre e acessível à população. “Ao longo de todos esses anos, sempre priorizei o público, o ouvinte. Eu já fiz tudo em rádio, mas quem entra, nunca mais quer sair”. Ele também defendeu a união dos veículos de imprensa na luta pelo acesso à informação e divulgação do trabalho jornalístico. “Se nos mantivermos unidos, daremos uma grande contribuição para a manutenção da democracia em momentos em que ela estiver ameaçada.

E foi em clima de celebração e grandes reencontros, que Clodomiro Gonçalves recebeu sua tão merecida homenagem. Ao final do discurso de agradecimento ele resumiu o que dá sentido ao seu trabalho: “Um cidadão bem informado é um soldado da democracia”.

 

Lucas Noro

[email protected]

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo