seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Vereador entrega anteprojeto para prefeita que beneficia estagiários

Foto:Divulgação/Redes Sociais

O vereador Rafael Castro (PSB) entregou à prefeita Ana Tarouco (União), um Anteprojeto de Lei destinado aprimorar as condições de trabalho e direitos dos estagiários que colaboram na administração pública municipal. Ele estava acompanhado do Alexandre Muniz, que representou a categoria da juventude santanense.

“A questão até então vinha sendo regulamentada por Decreto Municipal, mas nós entendemos que por se tratar de uma matéria que estabelece despesas de trato continuado e que se aproxima à criação de postos de trabalho, exige, por segurança jurídica, existência de Lei Municipal que a ampare”, explicou Rafael.

Além disso, o parlamentar disse que se preocupou em propor uma solução para o problema da defasagem no valor do auxílio bolsa-estágio, que ficou 10 anos sem atualização na Prefeitura. “Para isso, inserimos um dispositivo que garante que o auxílio bolsa-estágio seja reajustado na mesma data e índice da Revisão Geral dos Servidores Públicos Municipais na Prefeitura. ”

“Penso que promover e garantir os direitos das juventudes, incluindo o direito ao estágio e à aprendizagem, é uma forma consistente de fortalecer o seu lugar como protagonistas para o desenvolvimento de nossa cidade, do Brasil e do mundo. Eu acredito na força da juventude e estou comprometido, como legislador, a realizar o que estiver ao meu alcance para assegurar que nossos jovens tenham oportunidades”, complementou o vereador.

O Governo Municipal anunciou, na última semana, um reajuste de 20% na bolsa estágio. “Parabéns a todos, que sirva de mais incentivo para sua dedicação aos estudos”, publicou a Prefeitura nas suas redes sociais.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem