ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Santanense entra para o time de preparadores físicos do Internacional

Dois meses após se formar, Leonardo Boff foi contratado pelo clube de Porto Alegre
Leonardo Boff está atuando no Esporte Clube Internacional desde abril

Há dois meses, o santanense Leonardo Salmentão Boff, 25 anos, faz parte do time de preparadores físicos do Sport Club Internacional. Bacharel em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Boff se formou em janeiro deste ano. “Foi uma surpresa enorme para mim e minha família ser contratado dois meses após a minha formatura”, declarou Leonardo ao Jornal A Plateia.
O santanense, filho do Gelson e Mara, teve sua primeira experiência aos 18 anos, na equipe do Armour Futebol Clube de Livramento. Na época, a equipe iria disputar o estadual Sub 17 e Leonardo foi convidado a fazer parte da comissão técnica, como auxiliar nos treinamentos. A partir daí, surgiu o interesse pela profissão.
“Só em 2018 ingressei na Universidade, já sendo estagiário na Associação dos Pais e Amigos do Futebol (APAFUT), equipe que atua dentro da universidade. Lá, fui preparador físico da equipe Sub 15, sendo Campeão Regional e ficando entre os finalistas do estadual da Categoria. Durante a graduação tive outras experiências, na área da Saúde, no Instituto de Medicina do Esporte, dentro da UCS também, e na área fitness, mas sempre próximo do futebol”, conta.
No último semestre da graduação, em julho de 2021, Leonardo recebeu o convite para voltar à APAFUT, como preparador físico do Sub 17, onde trabalhou até março deste ano. Em abril, foi contratado pelo Internacional para atuar no departamento das categorias de base. Leonardo faz parte do departamento de Fisiologia, auxiliando nas funções voltadas à preparação física da categoria Sub 20 e como preparador físico principal das categorias Sub 10 e Sub 11. “Eu ainda não consegui assimilar a grandeza de estar no Internacional, a motivação é intrínseca, mas muitas vezes, quando meus pais e familiares contam que muitas pessoas perguntam por mim e pelo meu trabalho e comentam que eu estou no Internacional eu sinto algo diferente”, afirmou.

Leonardo com os pais, Mara e Gelson

O santanense relembra a trajetória e cita que sair de Livramento é difícil. “Nossa cidade é acolhedora e tem conforto, amor da família e aproximação de amigos. Em Caxias do Sul, durante os cinco anos, tive um processo de adaptação pessoal e profissional, onde cresci muito em ambas as partes e acredito que com este amadurecimento consegui evoluir no meu trabalho e chegar até este clube gigante e referência no futebol mundial na formação de atletas”, finalizou, reconhecendo o esforço dos pais: “Eu deixo um agradecimento especial aos meus pais que sempre me incentivaram e apoiaram, se não fosse a educação e orientação deles nada disto estaria acontecendo na minha vida”.
Questionado sobre o recado que ele deixa aos jovens, Leonardo disparou: “Nada é impossível, desde que a gente estude e batalhe pelos nossos sonhos sempre olhando à frente”.

 

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.