TCE-RS realiza mentoria sobre alfabetização baseada em evidências

Crédito: TCE-RS
O texto abaixo está em

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promove quarta-feira (9) a mentoria Alfabetização Baseada em Evidências: Compromisso com a Aprendizagem de Todas as Crianças. O encontro integra a segunda edição do projeto Educa Mais RS e reunirá gestores de 43 municípios para debater o fortalecimento das políticas de alfabetização.

A capacitação será conduzida pelo professor e pesquisador Renan Sargiani, pre-sidente do Instituto Educação Baseada em Evidências (Edube), doutor pela USP com passagens por Harvard, e ex-coordenador-geral de Neurociência Cognitiva e Linguística do Ministério da Educação.

O evento contará também com relatos de experiências práticas da gestão munici-pal apresentados por Adriana Rocha Vilela Arantes, secretária de Educação de Anápolis (GO), e Bernardo Goytacazes de Araujo, secretário de Educação de Três Rios (RJ).

O encontro irá abordar a alfabetização como prioridade política, pedagógica e ins-titucional das redes de ensino. A programação abordará a construção de políticas municipais com metas claras, continuidade das ações e responsabilidade compar-tilhada entre os diferentes níveis da gestão educacional.

Entre os componentes em pauta na mentoria estão consciência fonológica, instru-ção fônica, fluência, vocabulário e compreensão textual. Além disso, busca-se promover a coerência articulada entre currículo, formação docente, materiais didá-ticos e avaliação pedagógica contínua. Experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas servirão como referência para demonstrar como o uso de indicado-res orienta decisões e fortalece a gestão.

Durante o encontro, os participantes aplicam conceitos científicos para construir planos alinhados às necessidades específicas de cada município. Com metodolo-gia, o projeto assegura que a teoria sobre a aprendizagem se converta em resulta-dos concretos dentro das salas de aula.

O projeto Educa Mais RS é resultado do protocolo firmado entre o Tribunal de Contas do Estado e a Universidade de São Paulo (USP) e, em sua segunda edi-ção, atende 43 municípios participantes (https://cloud.tce.rs.gov.br/s/XGWoYX2N3EKgYXr). Idealizado pelo TCE-RS, o programa apoia prefeituras no desenvolvimento de planos de ação estratégicos, que contam com o acompanhamento e monitoramento de auditores do próprio Tri-bunal.

Por: Assessoria de Comunicação Social

NO AR
Rádio RCC