O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu o empenho da bancada do governo e dos 472 deputados na aprovação da PEC na Câmara dos Deputados. No encontro, no Palácio do Planalto, comemoraram a aprovação do fim da escala 6×1 com redução de jornada e sem redução de salário. O líder do Governo, deputado Paulo Pimenta (PT-RS) participou do encontro e destacou que resultado é uma conquista histórica e civilizatória.
Em postagem nas redes sociais após a aprovação da PEC, o presidente afirmou que “mais do que horas no relógio, estamos devolvendo aos trabalhadores e trabalhadoras o direito ao convívio com a família. Ao descanso. À vida além do trabalho. As duas folgas semanais significam mais tempo para estudar, se divertir, cuidar da saúde e ver os filhos crescerem.”
O líder do governo Lula na Câmara disse que o fim da escala 6×1 significa que o Brasil está fazendo justiça com quem mais trabalha e ganha menos. “Estamos garantindo dignidade, saúde, qualidade de vida e mais tempo de convivência para milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Essa é uma conquista histórica da classe trabalhadora brasileira e uma vitória construída por muita luta popular, pelos sindicatos, movimentos sociais e por todos aqueles que nunca desistiram de defender direitos”, comemorou Pimenta.
Votação – A proposta foi aprovada primeira na Comissão especial e, posteriormente, confirmada pelo plenário da Câmara, por 472 votos a favor e 22 contra, garantindo jornada de 40 horas semanais em até 14 meses e dois dias de descanso sem redução de salário, em uma sessão marcada por intensa mobilização popular, presença de sindicalistas e manifestações de apoio nas galerias. A proposta agora segue para o Senado.
