Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

ter, 3 de março de 2026

Por Augusto Nardes: Auditoria aponta fragilidades na TI de universidades brasileiras

O texto abaixo está em

Auditoria do Tribunal identificou deficiências na área de Tecnologia da Informação em cerca de 70 universidades públicas do país. O levantamento aponta falta de planejamento, carência de técnicos especializados e ausência de um padrão de governança entre as instituições.

Segundo o órgão, a autonomia administrativa das universidades resultou em modelos de gestão distintos, sem uniformidade de qualidade, o que compromete a eficiência e a entrega de resultados. Problemas de governança já haviam sido apontados em auditorias anteriores.

O Tribunal alerta que a Tecnologia da Informação é essencial para o avanço do ensino, da pesquisa e da inovação, especialmente em um cenário marcado pela digitalização e pela inteligência artificial. Entre as recomendações estão a criação de cargos específicos na área de TI e a adoção de políticas mais estruturadas de governança.

O órgão afirma que seguirá auditando e orientando as instituições para fortalecer a gestão e garantir o desenvolvimento do ensino superior brasileiro.

Confira o pronunciamento de Augusto Nardes no video abaixo:

NO AR
Rádio RCC