Uma empresária de Sant’Ana do Livramento usou as redes sociais para denunciar uma série de pichações na fachada de sua loja, ocorridas nas últimas semanas. Segundo o relato, o primeiro episódio foi registrado na última quinta-feira e, nesta terça-feira (3), ao chegar para trabalhar, ela encontrou novos símbolos pichados no local. Dois deles se assemelham à suástica, símbolo historicamente associado ao nazismo.
De acordo com a empresária, a situação tem gerado preocupação e medo de represálias. “Eu fiquei muito preocupada, não só pela depredação do meu patrimônio — faz apenas dois meses que pintei toda a fachada — mas também pelo que representam esses símbolos”, afirmou.
Além do prejuízo material, o caso chama atenção pela gravidade dos símbolos utilizados. A pichação é considerada crime ambiental, conforme o artigo 65 da Lei nº 9.605/1998, que trata de condutas lesivas ao meio ambiente urbano, prevendo pena de detenção e multa. Já a utilização e divulgação de símbolos nazistas pode configurar crime ainda mais grave, previsto no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. A legislação estabelece pena de reclusão para quem fabrica, comercializa, distribui ou divulga símbolos, emblemas ou propagandas que utilizem a suástica para fins de divulgação do nazismo. Até o momento, não há informações sobre suspeitos identificados. A empresária irá registrar ocorrência policial.
