Marcos Costa, de 39 anos, é um atleta e escritor santanense, autor de “Um passo à frente do impossível”, livro que publicou por conta própria em 2024. Marcos fez história na Fronteira da Paz com seus recordes na corrida, participando de provas a nível internacional e alcançando recordes surpreendentes. Mas o que põe o escritor em relevância hoje é sua persistência no mundo criativo. Ele conta sua história de fé através de seu livro, que busca inspirar os leitores com relatos de suas próprias experiências na busca por seus sonhos. Ao longo das páginas, reforça a frase motivacional que é base de sua escrita: “o desafio que vem à tona não é o fim, é apenas o começo”. Em um novo tempo sobre sua carreira, Marcos participa, na próxima segunda-feira (02), do programa Encontro, apresentado por Patricia Poeta, na TV Globo. Ele estará na plateia da atração nacional, e durante entrevista à RCC FM, anunciou que será mencionado para fazer uma intervenção durante o programa.
Divulgação independente do livro “Um passo à frente do impossível”
Lançado em outubro de 2024, o livro é uma obra autoral construída a partir das experiências pessoais do atleta. Sem o apoio de uma editora, Marcos assumiu a missão de manter o projeto ativo, promovendo palestras, encontros com leitores e ações em diferentes regiões do Brasil.
Durante esse período, Marcos enfrentou desafios financeiros e logísticos para levar o livro a diferentes regiões do país, incluindo uma experiência marcante no Rio de Janeiro, onde levou sua mensagem a uma comunidade escolar no morro do Vidigal, reforçando o compromisso de alcançar públicos diversos.
Apesar da corrida ser parte importante da história, o livro não é voltado exclusivamente ao esporte. A obra aborda principalmente a superação das dificuldades e a importância de não desistir dos sonhos, mesmo diante de obstáculos financeiros e pessoais.
Marca de roupas nasce a partir da mensagem do livro
A trajetória narrada no livro também se transformou em uma marca de roupas lançada recentemente por Marcos Costa. A ideia surgiu após um encontro com o empresário Luciano Hang, da Havan, que demonstrou interesse em uma das frases criadas pelo atleta. O contato entre os dois teve origem em uma ação ousada de Marcos, quando ele realizou um rapel mesmo tendo pânico de altura para chamar a atenção do empresário. “Falei porque queria entregar o livro pra ele, que estava fazendo aquilo pra chamar a atenção dele, que eu tinha pânico de altura, mas estaria rompendo com meus medos pra chamar sua atenção. Fiz o vídeo, mandei pra ele. Depois de uma semana eu estava lá dentro da van administrativa, onde ele me recebeu.” A partir desse encontro, Marcos decidiu transformar o título de seu livro em uma marca própria, que hoje começa a ganhar forma de maneira artesanal.
Novos desafios e projetos aos 40 anos
No ano em que completa 40 anos, Marcos projeta novos desafios pessoais e profissionais. Ele compara a vida a uma maratona, destacando a importância de avançar com constância, respeitando o processo e mantendo o foco nos objetivos.
Marcos ainda não divulgou publicamente a próxima aventura, mas os planos para este novo ciclo buscam inspirar outras pessoas, especialmente jovens, mostrando que é possível recomeçar, enfrentar medos e construir novos caminhos.
Ao encerrar a entrevista, Marcos resumiu a mensagem que carrega em sua trajetória ao lembrar de uma experiência vivida em Jerusalém. Segundo ele, ao correr uma prova na capital de Israel, esteve em um ponto onde Jesus teria sentido aflição por saber tudo o que iria enfrentar, inclusive a Via Dolorosa, mas destaca na entrevista que seu Mestre tinha a certeza da vitória. Ele afirmou que, diferente disso, hoje as pessoas não conhecem todo o caminho que irão percorrer, pois, se soubessem de todas as dificuldades, desistiriam antes de chegar. Para ele, a vitória acontece no presente, na decisão diária de seguir em frente. “A gente vence não desistindo hoje”, afirmou.
