Durante a entrevista, a coordenadora confirmou que o início do ano letivo está marcado para o dia 18 de fevereiro, quarta-feira, após o Carnaval. Segundo ela, todas as escolas da região já estão organizadas e preparadas para receber os estudantes que confirmaram matrícula.
Ana Alice também reforçou a importância de que alunos que ainda não conseguiram efetivar a matrícula procurem, o quanto antes, a escola mais próxima de suas residências, respeitando o zoneamento, para garantir a vaga neste ano letivo.
Outro ponto destacado foi a jornada pedagógica, que iniciou no dia 2 e segue até o dia 13 de fevereiro. Conforme a coordenadora, todos os professores retornaram das férias coletivas e participam de duas semanas intensas de formação e qualificação profissional. Nesta semana, os docentes realizam atividades de forma online, enquanto, a partir do dia 9, os trabalhos passam a ser presenciais nas escolas.
A coordenadora também informou que está em Porto Alegre participando, junto aos diretores das 55 escolas da regional, de encontros de alinhamento e capacitação, que ocorrem na Unisinos e no Auditório Araújo Vianna, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira. No encontro, são definidas metas e indicadores para a aprendizagem dos estudantes ao longo do ano.
Em relação ao transporte escolar rural, Ana Alice garantiu que o serviço estará disponível desde o primeiro dia de aula, contemplando todos os alunos já matriculados. Para estudantes que realizarem matrícula neste segundo período, o aditivo pode levar alguns dias, mas a orientação é que as famílias entrem em contato diretamente com a 19ª CRE para verificar itinerários e empresas responsáveis.
Sobre os uniformes escolares, a coordenadora explicou que todos os alunos da educação básica receberão dez peças novas, já escolhidas no período de matrícula e rematrícula. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberão sete peças. As entregas já começaram em janeiro e seguem ocorrendo neste mês de fevereiro. Neste ano, os professores da rede estadual também receberão uniformes.
Ao final da entrevista, Ana Alice Campagnaro fez um convite para que as famílias participem ativamente da vida escolar dos alunos e lembrou que, entre os dias 18 e 23 de fevereiro, as escolas realizarão reuniões com pais e responsáveis, abordando temas como uso do uniforme, proibição do uso de celulares em sala de aula e fortalecimento da comunicação entre escola e família.
A coordenadora destacou ainda que a 19ª CRE está à disposição da comunidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, para esclarecimento de dúvidas e orientações.
