Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

ter, 27 de janeiro de 2026

Projetos, votações, discursos e faltas; como foi a atuação da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados em 2025

Ano legislativo foi marcado por forte mobilização da oposição ao governo Lula; número de faltas foi homogêneo entre os parlamentares

O texto abaixo está em

Discussões acaloradas, votações polêmicas e disputas de interesse. O ano legislativo de 2025 rendeu diversos momentos de tensão na Câmara dos Deputados. Por vezes, envolvendo até mesmo o governo federal. A PEC da Blindagem, o PL da Dosimetria e o aumento do IOF são só alguns dos projetos que se tornaram alvo de polêmica pública e, em virtude disso, mobilizaram setores da sociedade civil.

Os deputados federais pelo Rio Grande do Sul fizeram parte desses episódios. Muitos, inclusive, assumiram posição de destaque nas tramas. A bancada gaúcha na Câmara é composta por 31 integrantes. A reportagem compilou dados sobre esses parlamentares para compreender melhor a sua atuação durante o último ano. As informação estão disponíveis no portal da transparência do site oficial da Câmara dos Deputados.

Atividade parlamentar

Na época líder da oposição na Casa, Luciano Zucco (PL) lidera o ranking de envolvimento com as propostas legislativas. Entre requerimentos, projetos de lei, emendas e outros, ele contabilizou 2.339 iniciativas. O segundo lugar ficou com Marcel van Hattem (Novo), que apresentou 1.182 proposições. Do outro lado do espectro político, a parlamentar Fernanda Melchionna (PSol) fecha o pódio com 851 proposições.

Em contraste, o deputado Márcio Biolchi (MDB) apresentou 20 propostas de sua autoria. No final da lista, Danrlei de Deus (PSD) e Afonso Motta (PDT) aparecem na sequência com 25 e 56 iniciativas, respectivamente.

Tribuna

Com ampla presença dos opositores, o número de discursos em plenário seguiu uma tendência semelhante. Marcel van Hattem (Novo) aparece no topo da lista com 272 falas. Bibo Nunes (PL) surge logo após, com 243 usos da tribuna. Em terceiro lugar, Pompeo de Mattos (PDT) discursou 221 vezes.

O congressista Danrlei de Deus (PSD), por outro lado, foi à tribuna apenas uma vez. Atrás dele, há apenas Covatti Filho (PP) e Márcio Biolchi (MDB), que não se manifestaram uma única vez em 2025.

Presenças (ou ausência)

No que diz respeito às presença, a oposição ao governo Lula predominou. Luciano Zucco (PL), Marcel van Hattem (Novo), Giovani Cherini (PL), Bibo Nunes (PL) e Ronaldo Nogueira (Republicanos) compareceram em todas as sessões ordinárias. A deputada Denise Pessôa (PT) integra a lista ao lado deles, porém representando a situação.

Quanto às ausências, Heitor Schuch (PSB) lidera com 21 faltas, as quais 20 foram justificadas. A parlamentar Daiana dos Santos (PCdoB) dá continuidade para a lista com 15 faltas (todas justificadas). De forma semelhante, Alceu Moreira (MDB) aparece na sequências com 15 faltas, todas justificadas.

Fonte: Correio do Povo

NO AR
Rádio RCC