A capital gaúcha respirou ovinocultura na terça-feira, dia 13. Uma comitiva de Pinheiro Machado cumpriu uma extensa agenda em Porto Alegre para promover a 42ª Feovelha, reforçando laços institucionais e garantindo o apoio de setores estratégicos para a edição de 2026.
Liderado por representantes do Sindicato Rural, o presidente Paulinho Alves, a coordenadora do evento, Vivi Alves, a secretária municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Sandra da Silva. Na comitiva também estavam as soberanas adultas: Carolina Moreira Luiz, Jaqueline Mello e Raissa Martins Kaist. E a mini corte: Alice Mayumi Alves Machida, Helena Côrrea Bandeira e Hellena Cassel, acompanhadas das mães.
O grupo percorreu órgãos públicos e entidades de classe, transformando a tradição da “Terra da Ovelha” em pauta principal na capital.
DIVULGAÇÃO
A peregrinação incluiu visitas importantes para o sucesso logístico e financeiro da feira. No Palácio Piratini, o convite oficial foi entregue ao secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim. No gabinete do Vice-Governador, a comitiva foi recebida pelo secretário executivo Clair Kuhn.
O setor produtivo e o desenvolvimento rural foram temas centrais em reuniões com diversas pastas:
* Agricultura e Pecuária: encontro com o secretário adjunto Marcio Madalena e o subsecretário de Irrigação, Márcio Amaral.
- Desenvolvimento Rural: reunião com o secretário adjunto Edmilson Pedro Pelizari. Momento oportuno de agradecer o apoio para Feira do Sabor Gaúcho.
Também visitaram o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, para agradecer a parceria com mais uma edição da Feovelha.
As agendas com os secretários Juvir Costella (Logística e Transportes) e Gilmar Sossela (Trabalho e Desenvolvimento Profissional), foram para reforçar o convite para a feira. E também na
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com assessor do Secretário Adjunto, Mario Augusto Freire: Bruno Castro.
Da Assembleia Legislativa, a comitiva foi até o deputado estadual Ernani Pólo para agradecer por todo apoio à entidade e ao evento, enquanto secretário estadual.
A viabilidade econômica da feira também foi pauta. A comitiva reuniu-se com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e com a equipe do Banrisul Consórcio, reafirmando a parceria a cada edição.
Na Farsul, a Feovelha teve destaque em uma coletiva de imprensa, reafirmando a força da federação como “entidade mãe” do Sindicato Rural de Pinheiro Machado. A comitiva foi recebida pelo assessor especial da presidência: Rodrigo Rizzo.
O apoio técnico foi consolidado em visita à Emater/RS-Ascar, onde o presidente Luciano Schwerz e o diretor Alexandre Durans confirmaram a continuidade da histórica parceria durante todo ano e em diversas ações.
”As nossas Soberanas e a Mini Corte despertaram a atenção por onde passavam, divulgando com orgulho a tradição e o potencial produtivo de Pinheiro Machado”, destacou Alves.
A coordenadora Vivi Alves salienta que todos os anos a comitiva sempre visita Porto Alegre para reforçar o convite para prestigiarem a abertura oficial com diversas autoridades e que será realizada no dia 30 de janeiro, às 14h. E também para entregar a programação completa.







