A intensa movimentação de turistas vindos de diversas localidades do Uruguai e da Argentina surpreendeu autoridades e comerciantes na tarde deste sábado (31), no entorno do Shopping Siñeriz, em Rivera. O fluxo elevado de visitantes provocou longas filas no setor de controle fronteiriço e impactou diretamente o trânsito e o funcionamento do estacionamento do local. Além do grande número de pessoas, houve forte circulação de carros e vans, o que acabou tumultuando o tráfego nas vias próximas ao shopping. O estacionamento ficou completamente lotado, dificultando o acesso tanto de turistas quanto de moradores que utilizam o espaço para compras e lazer.
Os visitantes aguardavam a regularização de sua entrada no Brasil ou o retorno aos seus países de origem por meio do Controle Integrado, órgão responsável pelos procedimentos de imigração e aduana na fronteira binacional. A concentração de viajantes resultou em demora no atendimento e na formação de filas que se estenderam por várias horas.
Conforme levantamento realizado pela Secretaria de Turismo de Sant’Ana do Livramento, a situação foi agravada pela falta de atendentes no sistema aduaneiro, o que reduziu a capacidade de atendimento diante da alta demanda registrada no período.
O Controle Integrado (Área de Control Integrado – ACI) funciona em anexo ao Shopping Siñeriz, fator que contribuiu para a aglomeração de pessoas e veículos no estacionamento e nas áreas adjacentes. O cenário reforça a necessidade de reforço no efetivo e de melhor organização logística em períodos de maior fluxo turístico na fronteira, mas, por outro lado, gera uma movimentação na economia, onde lojas, restaurantes e lancherias percebem um aumento significativo das vendas.
