Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qua, 21 de janeiro de 2026

Mobilidade urbana: Vem aí a licitação

O texto abaixo está em

Hoje, me peguei lembrando como era a mobilidade em nossa cidade na minha infância. Claro, volto a Sant’Ana do Livramento das décadas de 70, 80 e 90. Lembro que o transporte coletivo era de uma única empresa: a Ferrão, como era chamada.
Não se escutavam reclamações sobre o transporte coletivo, embora precário, sabe por quê? A maioria das pessoas não utilizava ônibus, pois, pasmem, deslocavam-se caminhando ou de táxi de um lado a outro da cidade; que loucura imaginar isso hoje.
Lembro que o transporte coletivo era utilizado pelos trabalhadores, principalmente pelo pessoal do Frigorífico Armour, que fazia o deslocamento do centro para o bairro com maior número de trabalhadores, porque os dos bairros mais próximos também se deslocavam caminhando. Como imaginar isso hoje? Impossível ir a pé de um bairro a outro. Hoje temos várias empresas no transporte coletivo e ainda uma grande massa de trabalhadores utilizando esse meio de transporte, porém o fluxo hoje se inverteu: a maioria mora nos bairros e se desloca até o centro para as empresas.
Sabe, tenho saudades de poder ir trabalhar caminhando, conversando com as pessoas no caminho e, o melhor, tendo a oportunidade de ver as belezas das arquiteturas das casas antigas e imaginar como as cidades se transformam, mas isso é conversa para outro dia. Hoje, estamos prestes a virar mais uma página da história da mobilidade urbana em nossa cidade.
Segundo as informações da Secretaria de Trânsito, em breve teremos a conclusão dos estudos que nos levarão à primeira licitação do transporte coletivo da nossa cidade, conforme a nova legislação brasileira de mobilidade urbana. Esperamos todos nós que, a partir dessa licitação, novas linhas sejam criadas que atendam amplamente nossa comunidade, fortalecendo um serviço essencial para a mobilidade e para a qualidade de vida. Até a próxima conversa.

NO AR
Rádio RCC