Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

sex, 9 de janeiro de 2026

Fronteira da Paz recebe o 2º Encontro e Intercâmbio Cultural das Américas

Evento reúne participantes de 05 países diferentes e programação estende-se até sábado.

Crédito: UNIPAMPA
O texto abaixo está em

Entre os dias 08 e 10 de janeiro, a Fronteira da Paz sediará a 2ª Edição do Encontro e Intercâmbio Cultural das Américas, evento internacional que reúne artistas, músicos, bailarinos e educadores culturais de diferentes países do continente. A programação acontece em diversos espaços de Sant’Ana do Livramento e Rivera, com atividades abertas ao público e ações formativas ao público participante. Integram a equipe organizadora, representantes de diversas instituições: Profª Ida Larruscain – vice-diretora do EEEF Vitéllio Gazapina, Silvia Tristant – ADECUHE/Núcleo Fronteira da Paz, Rosario Brochado -Fronteiras Culturales , Mary Susana Estevez – Educarte, Mariana Silva – Naranja Lima.

O encontro contará com representantes do Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia, reforçando a integração cultural entre os países sul-americanos. O Brasil será representado pela Banda da Escola Vitéllio Gazapina, que participa das apresentações e das atividades de intercâmbio artístico ao longo dos três dias.

Um dos destaques da programação ocorre hoje, às 18h, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com o concerto “100 anos de Guaranía”, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Hernandarias, do Paraguai. A atividade é aberta ao público e celebra um dos gêneros musicais mais tradicionais da cultura paraguaia.

Na sexta-feira (09), as delegações visitantes participam, pela manhã, de uma visita ao MUMA – Museo de La Madera, em Rivera. Ao longo do dia, seguem as oficinas culturais na UNIPAMPA. Para o público externo, a participação nas oficinas tem taxa de inscrição de R$ 15.

À noite, às 20h, a Praça Flores, em Rivera, recebe as apresentações das delegações visitantes, com espetáculos culturais do Uruguai, Paraguai e Bolívia, levando arte e diversidade cultural ao espaço público e aproximando a comunidade da programação do evento.

O encerramento do encontro ocorre no próximo sábado (10). Pela manhã, às 10h, acontece uma “mesa-redonda”, um momento para discutir e avaliar o evento e definir o local que sediará o próximo encontro.

A cerimônia de encerramento está marcada para as 20h do dia 10, no Teatro de verão de Rivera, com a participação conjunta de todos os artistas e delegações. O público poderá acompanhar apresentações musicais integradas, espetáculo de tango e a apresentação da Academia de Samba Mocidade Alegre, simbolizando a união cultural entre os países participantes.

O 1º Encontro e Intercâmbio Cultural das Américas foi realizado em 2024, na cidade de Hernandarias, no Paraguai, quando ficou definida a periodicidade bienal do evento (ocorrência a cada dois anos). Ao final desta segunda edição, será escolhido o local que sediará o próximo encontro, dando continuidade ao projeto de integração cultural continental.

O evento reforça o papel da Fronteira da Paz como espaço de diálogo, troca cultural e valorização da diversidade artística das Américas.

NO AR
Rádio RCC