Pelo quarto ano consecutivo, a Feovelha recebe o projeto Cabanheiro do Futuro, uma iniciativa da Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) e tem o apoio do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, reforçando o compromisso da região com a educação rural e o futuro do setor.
O evento, que já se consolidou como uma das atrações mais aguardadas para o público jovem, será realizado no sábado, dia 31, às 14h, na pista de julgamentos.
Com o objetivo de aproximar as novas gerações do campo, o Cabanheiro do Futuro, conforme o coordenador da Comissão Jovem da ARCO, Lucas Garcia, oferece uma experiência interativa e educativa para crianças e adolescentes de até 14 anos. A coordenadora da Feovelha, Vivi Alves, destaca a importância desse evento ser realizado na feira. “De forma dinâmica e inspiradora os participantes aprendem sobre a ovinocultura e a sua devida importância, despertando aí os futuros cabanheiros, incentivando a sucessão familiar no campo”, assinala.
As inscrições para as crianças participarem do evento ocorre até minutos antes do início do evento.
Os participantes aprendem técnicas de manejo, cuidados e apresentação de ovinos em pista, demonstrando companheirismo e ética. O projeto aproxima crianças, inclusive de áreas urbanas, do universo da pecuária, ensinando sobre os derivados da lã e da carne.
Além do material didático que recebem, acontece a simulação do julgamento dos animais quando os participantes aprendem na prática quais critérios os jurados utilizam para avaliar os animais na pista.

